24/02/2021 14h57 - Atualizado em 25/02/2021 14h57

Iases oferece 300 vagas para curso sobre Comunicação não violenta na socioeducação

Arte: Ascom/Iases

As inscrições vão até o dia 03 de março.

Estão abertas as inscrições para o curso “O Papel da Comunicação Não Violenta na Socioeducação”.   Ao todo, foram disponibilizadas 300 vagas para profissionais que atuam no sistema socioeducativo no Espírito Santo e no Tocantins.  As inscrições vão até o próximo dia 03 de março e os interessados podem fazer a inscrição por meio do link: https://iases.es.gov.br/

As aulas acontecem entre os dias 09 e 22 de março e serão na modalidade Ensino a Distância (EaD). “Somos os pioneiros no País a implementar a oferta de capacitação na modalidade EaD aos servidores. É uma maneira de valorizar nossos servidores mantendo-os sempre atualizados, além de oferecer cada vez mais serviços de excelência ao nosso público”, afirmou o diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto de Amorim Filho.

A instrução é oferecida pelo Iases, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa Qualificar ES.  A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, comentou sobre o trabalho mútuo entre os órgãos do Governo do Estado, como a parceria firmada entre a Secti e o Iases.

“A primeira coisa que deve ser ressaltada é que o Governo do Estado tem buscado fazer a integração entre as secretarias. Essa integração é para nos tornarmos cada vez mais eficientes em todas as ações de governo. Acho que o que vale muito nesse conceito é essa ideia de partilhar os nossos potenciais, da mesa forma como nós, muitas vezes, usufruímos do potencial de outras secretarias. A cessão da nossa plataforma de estudos on-line, o AVA, para o Iases faz parte desse conceito, de ajudar mutuamente as secretarias do Governo do Estado”, explicou a secretária.

O curso tem a carga horária de 40 horas e é dividido em dois módulos. As aulas acontecem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos têm acesso a apostilas para download, participam de fóruns de discussão e recebem certificação após a conclusão dos cursos.

Das vagas

Desse quantitativo, 150 são voltadas para os servidores Iases, 100 para profissionais do sistema socioeducativo do Tocantins e as demais para servidores municipais que atuam no atendimento das medidas socioeducativas em meio aberto no Estado.

De acordo com a subgerente de formação e pesquisa do Iases, Hanelore de Paula, no que se refere à oferta aos municípios, o curso ofertado está direcionado para os profissionais que desempenham suas atividades diretamente nas medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), aplicando-se a coordenadores, técnicos e educadores. “A formação é um espaço integrador entre as equipes, desta forma, tem a finalidade de unir os diferentes saberes a fim de fortalecer os objetivos previstos na Lei 12.594/2012 para promoção do adolescente/jovem frentes as adversidades no cumprimento da medida socioeducativa”, destacou.

A relação dos selecionados será publicada no dia 04 de março no endereço: https://iases.es.gov.br

Comunicação Não Violenta

A Comunicação Não Violenta é uma proposta educativa, teórica e prática de pensar, comunicar e criar relacionamentos e comunidades orientados por valores com o objetivo de criar uma cultura de paz. Foi criada e compartilhada pelo psicólogo Marshall Rosenberg - PHD em psicologia clínica pela Universidade de Wisconsin - Madson.

Nessa formação será abordada a evolução do sistema socioeducativo, as interações dialógicas como possibilidades potencializadoras de transformação dos sujeitos envolvidos, a segurança na perspectiva cidadã, como direito de todos e a comunicação Não Violenta como técnica possível para a promoção de uma cultura de paz.

No Iases, a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), vinculada à Gerência Técnica (Getec), coordena e executa os cursos de formação inicial e continuada oferecidos aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema socioeducativo do Espírito Santo.  As formações garantem que o servidor se mantenha atualizado, além de reforçar os aspectos metodológicos que constituem a proposta político-pedagógica da Instituição.

Texto: Fernanda Pontes

Assessoria de Comunicação do Iases