29/01/2019 13h33 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Governo do Estado participa de lançamento de anuário no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (29), do lançamento do Anuário da Indústria de Petróleo no Espírito Santo, realizado na Casa Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), na cidade do Rio de Janeiro. O documento foi desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), e reúne dados e análises sobre a exploração e produção de petróleo no Estado O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, também integrou a comitiva capixaba.

O objetivo do Anuário é de auxiliar as empresas na definição de planos de negócios, a partir de um mapa analítico com dados e informações sobre as oportunidades, bem como os desafios do segmento. O governador Casagrande ressaltou a importância do documento e do setor de petróleo para o desenvolvimento do Espírito Santo.

“O anuário traz um retrato do setor de petróleo que é muito bom. Fizemos uma agenda recentemente com o governador do Rio, Wilson Witzel, em que tratamos de pontos importantes e que precisamos trabalhar de forma integrada. Falamos da infraestrutura, que é fundamental para a competitividade do Espírito Santo, como as ferrovias e a BR-101 em especial”, afirmou.

Casagrande destacou que o segmento de petróleo também integra a pauta das conversas entre os estados. “Também vamos tratar da situação do Parque das Baleias, unificando os campos e aumentando a Participação Especial. Temos a questão dos campos maduros. Solicitamos à Petrobras que possa terceirizar a exploração para que possamos ter um maior desenvolvimento regional em nosso Estado. O Espírito Santo foi tímido em investimento em infraestrutura nos últimos quatro anos. Precisamos ter audácia sem esquecer a responsabilidade fiscal. O desafio é grande, mas vamos transformar a eficiência fiscal em serviços de boa qualidade”, disse o govenador.

O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, comentou sobre a relevância da publicação: “Estamos falando de um setor que responde por 30% do valor de transformação industrial capixaba, o que o coloca em um papel estratégico para a economia do Estado. A Sedes integra iniciativas como o Fórum de Petróleo e Gás, criado em 2013, e apoia ações que possam trazer desenvolvimento sustentável ao Espírito Santo, como essa que apresentamos hoje”, afirmou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, ressaltou a importância da parceria entre os dois estados: “Precisamos trabalhar juntos nos interesses comuns do Espírito Santo e do Rio. Não acredito em fronteiras, em algo que nos é imposto geograficamente. Quero saudar com alegria nosso governador Casagrande, que traz novas ideias e que vai fazer nosso Estado crescer e receber capital nacional e internacional”, destacou.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia, concordou com o dirigente empresarial capixaba: “Somos dois estados pequenos geograficamente e muito parecidos. Temos a capacidade de transformar esse bem material em riqueza. Temos inteligência suficiente para usar esse benefício para a população, basta trabalharmos juntos”, disse.

Na ocasião, foram homenageadas companhias do segmento petrolífero, como a Prysmian. Participaram do evento ainda o senador Ricardo Ferraço, o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Santive, empresários e autoridades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O documento completo pode ser acessado aqui: https://bit.ly/2UnH7Yn.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes