09/05/2023 17h30 - Atualizado em 21/09/2023 16h48

Governo do Estado divulga inscrições para cursos on-line do Pronatec

Período de inscrição teve início nesta terça-feira (09) e prossegue até o dia 22.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), deu início ao processo seletivo para os cursos da 1ª oferta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 2023, nesta terça-feira (09). Os cursos são de formação inicial e continuada (FIC), ofertados na modalidade a distância.

São 196 vagas disponibilizadas em quatro cursos on-line. Os cursos são Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Farmácia de Manipulação, Operador de Telemarketing e Escriturário de Banco. O período de inscrição começa nesta terça-feira (09) e segue até o dia 22.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatizou essa 1ª oferta do ano e sua proposta. “Essa é a primeira oferta de vagas do Pronatec que a Secti apresenta aos capixabas em 2023, desta vez na modalidade on-line e voltada para o público em geral. O Pronatec é realizado por meio de parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, via Secti. A proposta é ampliar o número de ofertas de cursos profissionalizantes e gratuitos, e, com isso, dar condições ao capixaba de atender à demanda por mão de obra do mercado de trabalho”, disse o secretário.

Inscrições

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e o nível de escolaridade necessário para fazer determinado curso, conforme o edital.

As inscrições são realizadas no site www.secti.es.gov.br. É necessário preencher o formulário de cadastro antes de efetuar a inscrição. Só poderá realizar uma inscrição por CPF e e-mail em um único curso.

A classificação será por ordem de inscrição dos candidatos que atenderem às condições descritas no edital e que residirem no Estado do Espírito Santo. A relação dos candidatos classificados e suplentes será divulgada no dia seis de junho.

Os suplentes serão chamados, caso o número de vagas de determinado curso não for preenchido ou o candidato classificado não acessar o curso no período de 06 a 13 de junho, resultando na desclassificação. Nem o candidato classificado e nem o candidato suplente podem ter inscrição ativa no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), senão será desclassificado.

Pronatec

O Pronatec, por meio da Lei nº 12.513, é destinado principalmente aos jovens e adultos que não têm acesso à educação formal ou que desejam complementar a formação.

O Programa foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), sendo mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam a alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação de qualidade, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.


Serviço:

Quadro de vagas, escolaridade, idade mínima exigida e unidade de ensino:


Agente de Combate às Endemias – 240h

  • Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo Idade Mínima: 16 anos
  • Total de Vagas – 50

Auxiliar de Farmácia de Manipulação – 240h

  • Ensino Fundamental I (1º a 5º) incompleto Idade Mínima: 16 anos
  • Total de Vagas – 45

Operador de Telemarketing – 160h

  • Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo Idade Mínima: 16 anos
  • Total de Vagas – 50

Escriturário de Banco – 160h

  • Ensino Médio completo Idade Mínima: 16 anos
  • Total de Vagas – 51

 

Para mais informações, escreva para este e-mail:

 secti.suporte.es@gmail.com 

Leia o edital AQUI:

 www.secti.es.gov.br/editais-pronatec

Inscreva-se AQUI: 

https://inscricao.secti.es.gov.br/

 

 Texto: Igor de Paula

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site