28/09/2016 14h28 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Governo apresenta programas para melhorar competitividade do setor industrial de Linhares

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) apresentou na tarde dessa terça-feira (27), no auditório do Sindimol, em Linhares, os programas do Governo para melhorar a competitividade dos setores industriais da região: Contrato de Competitividade (Compete), Programa de Incentivo ao Desenvolvimento (Invest) e Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

Este foi o terceiro workshop de apresentação dos programas. Antes, a Sedes já havia realizado encontros em Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim, incentivando empresas e setores produtivos a aderir às ações.  

 

Conheça um pouco dos programas:

Invest

O objetivo do Invest é contribuir para a expansão, a modernização e a diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, a renovação tecnológica das estruturas produtivas, a otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais (Lei nº 10.550, de 01 de julho de 2016).

 

Compete

O Compete é um instrumento adotado pelo Governo do Estado para a concessão de benefícios fiscais a setores produtivos locais, fruto de ampla discussão com os representantes dos setores, de forma clara e transparente.

Pelo Compete, os setores produtivos têm o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do país. Em contrapartida aos incentivos tributários concedidos pelo Governo do Estado, o setor produtivo pactuante se compromete a investir em ações que resultem em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável. O objetivo final é garantir manutenção e criação de empregos, ocupação, renda e evolução na capacitação profissional da população local, simultâneo à incrementação na capacidade industrial, tecnológica e comercial do setor (Lei nº 10.568, de 26 de julho de 2016).

 

Peiex

O Peiex é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Sedes e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sebrae, os Correios e o Sindiex são parceiros do projeto.

O Peiex oferece às empresas um diagnóstico gratuito, apresentando soluções que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Os principais objetivos do projeto são: incrementar a competitividade das empresas; disseminar a cultura exportadora; ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor privado; introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas; contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda; promover a capacitação para a inovação; promover inovação e cooperação entre as empresas (APLs) e as instituições de apoio.

 

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site