04/02/2015 12h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Governador recebe ministro de Minas e Energia para debater questões de crescimento econômico

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, recebeu, na tarde desta terça-feira (03), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para debater assuntos relacionados a projetos de crescimento econômico no Espírito Santo. Durante a reunião, o governador entregou ao ministro uma carta com as principais solicitações dos setores econômicos.

Entre os pleitos estão projetos energéticos para o Espírito Santo, licitação da Petrobras para contratação de base de apoio offshore incluindo áreas que incluem o Estado, acompanhamento do projeto do Polo Gás-Químico que será construído em Linhares, desburocratização do setor de rochas ornamentais e novo código de mineração, entre outros.

“Todos esses setores e projetos são de grande importância para alavancar a nossa economia e permitir novas oportunidades e crescimento para o Espírito Santo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.

Durante a agenda, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância de manter a interlocução com o Governo Federal. "Nossos pleitos são importantes e essenciais, porém abrir uma janela de diálogo é uma atitude democrática e essencial para o desenvolvimento do Estado. Hoje começamos uma parceria que será precedida de reuniões e maior diálogo entre as áreas técnicas do Estado e da União", comentou Hartung.

Situação energética

A questão energética foi amplamente discutida na carta entregue ao ministro. Entre os pleitos, a implantação de novas linhas de transmissão e projetos relativos à energia solar e eólica visando a otimizar o uso dos recursos naturais e gerar maior sustentabilidade ao desenvolvimento foi um dos pontos altos da discussão.

Questionado pela situação energética do país, o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, explicou que o Governo Federal está operando com todas as plataformas geradoras de energia e que não existe a possibilidade de apagão ou racionamento em nenhum Estado da Federação.

"Já estamos operando todos os recursos de produção energética disponível. O sistema elétrico nacional é robusto e firme. Estamos enfrentando um período de forte crise hídrica, sendo assim, um período de adversidade no processo produtivo energético. É um momento importante para conscientização da população sobre o uso responsável da água e energia no país", disse o ministro.

Especificamente sobre o Espírito Santo, Eduardo Braga ressaltou que dialogou com o Governo do Estado sobre possibilidade de investimentos em curto, médio e longo prazo. "Minha visita ao Estado é uma retribuição à visita do governador Paulo Hartung. Entre outros assuntos, dialogamos hoje sobre uma licitação da Petrobras para instalação de três berços para serem utilizados como bases de apoio logístico às atividades offshore de exploração e produção de petróleo e gás que pode ser instalada no Estado. A orientação da presidente é discutir investimentos que possam impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo", disse o ministro.


--------------------------------------------------------------------------------
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sedes

Fabíola Zardini (27) 999429537

Assessoria de Imprensa do Governo do ES

Leonardo Nunes Celular

WhatsApp (27) : 9 9944 5215

E-mail: leonardosoaresnunes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site