12/02/2019 21h08 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Governador do Estado participa da abertura da Vitória Stone Fair 2019

Foto: Hélio Filho / Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (12), da solenidade de abertura da 47ª Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2019, que vai até a próxima sexta-feira (15) no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento é dedicado ao desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, um importante segmento da economia capixaba, que responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Em discurso, Casagrande ressaltou a importância do setor de rochas para o Espírito Santo: “Não perdi nenhum evento, com ou sem mandato. Sempre fiz questão de vir, pois considero um setor estratégico, que avançou no desenvolvimento de várias regiões. O setor pode ter a certeza que tem no Governo do Estado um aliado, um parceiro para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e uma ponte com o Governo Federal para que estejam ainda mais presentes em nosso Estado, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, avaliou ser importante fomentar o Compete-ES para colaborar com o crescimento do setor de rochas. “Somente no Espírito Santo temos 93 empresas do segmento contempladas, que geram mais de 5,5 mil empregos. Devemos contribuir para o crescimento da indústria de rochas ornamentais, mercado em que o Estado concentra 79,37% das exportações brasileiras”, destacou.

A feira reúne 300 expositores e estima a presença de 15 mil visitantes nesta edição. O Governo do Estado possui um estande institucional no evento em uma ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e de Turismo (Setur), além do Banestes, Bandes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A Vitória Stone Fair é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e da Milanez e Milaneze. O evento tem participantes de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.

Também estiveram presentes na abertura da feira, a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários Dorval Uliana (Turismo), Rogelio Pegoretti (Fazenda) Bruno Lamas (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Júnior Abreu (Esportes); o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula; o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Rogerinho Pinheiro; o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini; e o diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.

Conheça mais sobre o setor de rochas ornamentais:

O Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas.


O Espírito Santo é líder nas exportações de rochas ornamentais. Em 2018, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$ 791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país e cerca de 8% do PIB estadual.. Isso é mais do que a soma do todos os outros estados exportadores.


No ranking das 30 maiores empresas exportadoras do setor em todo Brasil, 28 delas são capixabas.


Em 2018, os três principais destinos das rochas brasileiras foram: Estados Unidos, China e Itália, respectivamente. Apesar da retração registrada nas exportações para o mercado americano, a China aumentou o consumo dos nossos produtos elevando em 33,4% sua importação de 2015 para 2018.


O destaque do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto.


O setor gera 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, e o número de empresas no Estado chega a 1.600.


O setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo e exporta para os 5 continentes.


Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo.


2/3 da produção nacional é destinada ao mercado interno.


São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 10.000 empresas instaladas por todo o território nacional.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo

Giovani Pagotto

(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andréia Foeger

(27) 3636.9707 - 99942-9537

andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias

(27) 3636.9708 - 99234-1291

cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site