19/11/2015 10h13 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Governador anuncia obras de ampliação do Aeroporto de Linhares

O governador Paulo Hartung anunciou, nesta quinta-feira (19), a abertura de processo licitatório para contratação de obras para ampliação do Aeroporto de Linhares, localizado na Região Norte do Estado. Com a medida, o espaço poderá ter voos comerciais. O anúncio foi feito durante o "Seminário ES Completivo" e, na oportunidade, Hartung assinou o Aviso de Licitação para contratação das intervenções. Após o processo licitatório, a expectativa é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2016 com previsão de conclusão no segundo semestre de 2017.

As obras de ampliação incluem, dentre outros pontos, o aumento do tamanho da pista e o reforço de sinalização. Essas intervenções permitirão que o aeroporto, que hoje opera com voos particulares, receba aeronaves de maior porte. As obras serão possíveis por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil. Serão investidos R$ 38.055.640,08.

O governador explicou que tem negociado diretamente junto ao Governo Federal a viabilização das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Linhares. "Por sua importância e características, o aeroporto acaba transcendendo o município de Linhares e impacta positivamente nas cidades vizinhas. É mais uma importante conquista em nossa infraestrutura, com um equipamento regional que dará mais competitividade para essa importante e potencial região de nosso Estado", disse Hartung.

A elaboração do edital de licitação ficou por conta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), assim como a execução das obras. "A modalidade de contratação do processo licitatório é por menor preço apresentado. Estamos com expectativa de definir nos próximos 90 dias a empresa responsável pelas obras", explica o diretor geral do DER, Halpher Luiggi.

ES Competitivo

Lideranças políticas e empresariais junto com representantes da sociedade civil organizada debatem, nesta quinta-feira (19), alternativas para reduzir o “Custo Espírito Santo” e tornar o Estado mais competitivo. O debate acontece no Days Inn Hotel, em Linhares.

Além de Hartung, participam do debate o secretário de Estado do Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção), Aristóteles Passos Costa Neto, o vice-presidente institucional do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, Leonardo Castro, e o presidente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira.

Assessoria de Comunicação – DER / ES

Felipe Mansur Valinho