20/03/2018 11h32 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

Fim de semana agitado para o Projeto OportunidadES

Foto: Assessoria Secti

Os classificados do bairro São Pedro, em Vitória, nos cursos presenciais do Projeto OportunidadES, tiveram na tarde da última sexta-feira (16) a aula inaugural. Os novos estudantes estavam eufóricos e confiantes com o início das aulas.

O projeto ofertou 302 vagas para 12 opções de cursos na região, que contemplou os bairros: São Pedro I, Condusa, Ilha das Caieiras, Grande Vitória e Nova Palestina. Porteiro, Design de Sobrancelha e Informática Básica foram os cursos mais procurados pelos moradores. Foram feitas 1.048 inscrições e uma das selecionadas foi Taís Salmora Ribeiro, de 18 anos, que começou o curso de Costura para atuar profissionalmente na área.

“Quero trabalhar com moda. Eu já até abri meu próprio negócio na área, mas não deu certo. Por isso quero fazer o curso. Quero aprimorar o que sei, aprender novas técnicas e conseguir abrir de novo meu negócio de moda e fazer dar certo”, comentou a aluna.

Já no Bairro Cruzamento, em Vitória, os alunos estão com o tão sonhado certificado em mãos. A noite da última sexta-feira (16) foi marcada pela formatura de 184 alunos, que concluíram com orgulho os cursos oferecidos pelo projeto OportunidadES.

São novos profissionais certificados para atuar em diversas profissões. Auxiliar de Logística e Produção, Confecção de Maquetes Para Bolo, Confeitaria Básica e Doces Para Festas foram alguns dos cursos ofertados no bairro. Todos os cursos foram presenciais e tiveram carga horária de 40 horas.

Nazaré Mansur Vieira, de 63 anos, é formanda do curso de Confecção de Maquetes Para Bolos. Ela contou que já trabalhava com venda de doces e bolos por encomendas e por isso fez o curso. “Uma coisa que eu não sabia e aprendi com o curso. Nunca pensei que de uma caixa de papelão a gente consegue fazer uma maquete perfeita de bolo. Já tenho até encomendas de maquetes”, falou a senhora.

Outro formando foi Fabrício de Jesus Ramos, de 21 anos, que recebeu o certificado de Porteiro e já conseguiu emprego fixo na área. “Estava desempregado há um ano e meio e já vou começar a trabalhar como porteiro em um condomínio particular. Estou muito feliz!”, contou o jovem.    

Na manhã de sábado (17), aconteceu no bairro Vila Bethânia a formatura dos alunos da primeira oferta de cursos em Viana. A cerimônia encerrou com chave de ouro as comemorações do final de semana. Foram 439 formandos e 17 novas profissões, como Almoxarife, Balconista de Farmácia, Maquiagem Básica, Panificação, entre outros.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). “Queremos alcançar o maior número de capixabas com o OportunidadES. O ano de 2017 foi positivo para o projeto e estamos trabalhando para ampliarmos o seu alcance com novos cursos que estimulem a economia criativa no Estado”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite, que participou da cerimônia e parabenizou todos os formandos.

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site