10/07/2015 18h30 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Ferrovia entre Rio e ES terá seis túneis, 171 viadutos e 130 pontes

Foi realizada, nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro (RJ), a segunda sessão presencial da Audiência Pública para o projeto da ferrovia que vai ligar o Estado ao Rio de Janeiro (EF-118). No evento, foi apresentado em detalhes o projeto de engenharia de implantação da nova ferrovia, incluindo traçado detalhado, infraestrutura da obra, potencial logístico, integração com a malha ferroviária nacional e com os portos cariocas e capixabas, além do potencial de geração de negócios. O projeto prevê a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.

A audiência contou com um público de cerca de 250 pessoas, dentre elas os governadores Paulo Hartung (ES) e Luiz Fernando Pezão (RJ), além do diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos; o diretor Carlos Fernando do Nascimento; os secretários de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Osório, e do Espírito Santo, Paulo Ruy; secretário de obras do Rio de Janeiro, José Iran; presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protasio; prefeitos, p arlamentares, representantes sindicais, empresários e mais interessados no projeto. Foram registradas 15 contribuições presenciais e sete escritas.

"Esse projeto é de extrema importância para o país, pois vai interligar uma rede portuária do Espírito Santo e Rio de Janeiro com outros Estados. Estamos confiantes na viabilização deste projeto, que é importante para driblarmos históricos obstáculos da competitividade e produtividade nacional", avalia o governador Paulo Hartung.

Ainda durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, reforçou que o trecho é fundamental para o desenvolvimento não apenas dos estados envolvidos, mas também do país. "O segmento vai ligar dois dos maiores portos de movimentação de cargas no Brasil", explicou.

As audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, colocado em licitação pública pelo Governo Federal para concessão por meio de Parceria Público Privada (PPP). O orçamento previsto para a construção da ferrovia é de R$ 7,6 bilhões.

A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pela presidente Dilma no mês passado, que prevê a concessão, por parte da União, de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em todo o país. A EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro, e interligará os complexos portuários dos dois estados.

Novas ligações

Com potencial de carga de 100 milhões de toneladas por ano, EF-118 interligará a Região Metropolitana do Rio com Vitória. A ferrovia se articulará com a futura EF-354 (Estrada de Ferro Transcontinental - ligação ao Peru), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas de Minas Gerais e do Centro Oeste brasileiro, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático.

Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a estrada de ferro Vitória-Minas.

Rede portuária

A EF-118 atenderá a demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central, Ubu, Tubarão e Vitória, no Espírito Santo, e posicionará o Rio de Janeiro como a plataforma logística de classe mundial.

Próximas audiências

As próximas sessões presenciais ocorrerão em Campo dos Goytacazes (RJ), no dia 17/7; e em Brasília (DF), no dia 28/7.

3ª sessão presencial

Data: 17/7/2015
Horário: 9h às 13h
Endereço: Universidade Candido Mendes - Rua Anita Peçanha, nº 100, Parque São Caetano - Campos dos Goytacazes (RJ)