02/06/2021 15h52 - Atualizado em 02/06/2021 15h55

Ex-alunas do Qualificar ES participam da aula inaugural do projeto ‘Somos Empreendedoras’

Imagem: Print / Sectides

Numa parceria como a Insight, incubadora do CEET Vasco Coutinho, 21 mulheres receberão consultorias personalizadas para desenvolvimento dos negócios.

Aconteceu, nesta quarta-feira (02), a aula inaugural do projeto “Somos Empreendedoras”, uma parceria entre o Qualificar ES e a Insight, incubadora de microempresários e pequenas empresas do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Por meio do projeto, 21 mulheres receberão consultorias de empreendedorismo personalizadas para o desenvolvimento dos seus negócios.

Foram abertas dez vagas para alunas ou ex-alunas do programa Qualificar ES. Entretanto, devido à alta demanda e, conforme previsto na chamada pública (item 3.2), foram selecionados mais projetos, totalizando 21 beneficiadas pela ação.

A iniciativa também tem a interface com o programa "Agenda Mulher", capitaneado pela Vice-Governadoria do Estado, e criado para empoderar e dar visibilidade às mulheres por meio do empreendedorismo e da qualificação profissional.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, participou do encontro on-line. "Acredito na educação e na transformação de vidas pela educação, assim como o nosso governador Renato Casagrande defende fortemente que só se faz desenvolvimento a partir da qualidade da educação profissional e do investimento em ciência, tecnologia e inovação”, pontuou.

Segundo Hoffmann, o Qualificar ES já se consolidou como uma importante política pública voltada à qualificação para inserção no mercado de trabalho formal. Agora damos um passo além: estamos promovendo o empreendedorismo, oportunizando a estas mulheres uma consultoria para colocarem seus negócios de pé. Elas já demonstraram que têm boas ideias, selecionadas em um processo super concorrido. A função do projeto é ajudá-las a lapidar e desenvolver estas ideias, transformando-as em realidade", ressaltou.

Uma banca avaliadora da Insight incubadora identificou os potenciais e as necessidades das classificadas, direcionando-as para a pré-incubação ou incubação.

A coordenadora da Insight Incubadora, Daniela Ceruti, falou sobre a atuação da incubadora. “Nosso trabalho é fazer com que as contempladas consigam desenvolver esses negócios, seja para se colocarem no mercado ou para ampliarem um negócio já existente. Por meio de mentorias e consultorias, nossa equipe garante o amparo necessário neste estágio inicial. Os processos de gestão e de trabalho são avaliados, identificamos onde o empreendedor está ganhando ou perdendo e orientamos para o melhor engajamento e desenvolvimento do negócio, sempre com base no caminho escolhido pelo beneficiado. Ao fim do programa, elas terão suas empresas iniciadas, inclusive com um plano de negócios para o mercado já montado”, disse Daniela Ceruti.

O programa de pré-incubação é voltado a pessoas físicas. Com duração de três meses, nele são oferecidos apoio e capacitações para que os empreendedores estejam aptos a abrirem empresas ou lançarem produtos no mercado, a partir de ideias inovadoras. Já a incubação se estende por 12 meses e é voltada a microempresas e empreendedores iniciantes no sentido de desenvolverem um negócio já existente que precise de ampliação ou de sair de uma fase de estagnação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Carolina Moreira / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site