Estado recebe R$ 75 milhões em investimentos no setor portuário
Fotos: Thiago Guimarães/Secom
O ministro dos Portos, Helder Barbalho, e o governador Paulo Hartung, anunciaram nesta segunda-feira (09) dois importantes projetos para a modernização do Complexo Portuário Capixaba. O primeiro é a autorização para retomada das obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória com investimento da ordem de R$ 15 milhões. Já o segundo é a instalação de um novo Terminal de Uso Privado no Complexo Portuário de Aracruz com investimentos que giram em torno de R$ 60 milhões.
O anúncio oficial foi realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, Cidade Alta, em Vitória. O eventocontou com a presença de autoridades do seguimento Portuário e representantes das bancadasestadual e federal. Após o evento, Helder Barbalho, Paulo Hartung e convidados visitaram asinstalações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) onde conheceram detalhes dosprojetos.
A dragagem e derrocagem do Porto de Vitória será retomada após definição do 2º Termo de Aditivodo contrato junto ao consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Dratec/ Etemar/RohdeNielsen. Com as melhorias o Porto de Vitória deve aumentar a sua capacidade demovimentação de cargas na ordem de 40%. De acordo com o ministro Helder Barbalho, com oaprofundamento o porto terá condições de operar com navios de maior calado, de até 12,5 metros. "Esse acréscimo de capacidade será possível porque a profundidade do acesso aquaviário do portopassará dos atuais 11 metros para 14 metros. Navios maiores significam mais carga, receitas eempregos para o Espírito Santo e para o Brasil", disse o ministro.
Segundo informações da Secretaria Nacional de Portos, as obras foram iniciadas em 2012, masalgumas características geológicas do terreno trouxeram dificuldades para sua realização. Mesmoassim, do total previsto, já foram executados aproximadamente 42% de dragagem; mais de 80% daderrocagem e perto de 63% da remoção do material fragmentado. Com a assinatura do 2º TermoAditivo, o prazo de conclusão das obras será estendido de dezembro deste ano para o final de 2016 e terá um investimento adicional de R$ 15 milhões. O contrato original previa gastos de R$ 85,6milhões, e com a atualização estabelecida pela legislação pertinente, o contrato passará para R$ 109milhões.
solenidad1O governador Paulo Hartung destacou que, depois de concluídas, as obras de dragagem ederrocagem do Porto de Vitória, além do aumento na capacidade de movimentação de cargas oEstado vai poder receber 70% dos navios que atualmente trafegam na Costa Brasileira. "Agora étocar essa obra e terminar o mais rápido possível para podermos reaver algumas linhas marítimas queperdemos nos últimos anos por conta do assoreamento do canal de evolução do nosso terminalportuário. Sabemos que essa não é a solução total dos nossos problemas, pois precisamos de um novo terminal de movimentação de cargas gerais com maior profundidade. Por isso, estamosestimulando um conjunto de propostas privadas", destacou o governador.
Informações técnicas
Canal de acesso atual
Comprimento - 7.500 mts
Largura máxima - 215 mts
Largura mínima - 75 mts
Calado máximo - 10,67
Navio - Panamax
Terminal Privado Imetame
O segundo projeto anunciado é a instalação do novo Terminal de Uso Privado no ComplexoPortuário de Aracruz, localizado no litoral Norte do Espírito Santo. O investimento será de responsabilidade da Imetame. O terminal vai ser destinado à montagem de equipamentos daindústria offshore, que serão transportados em embarcações do tipo AHTS (embarcação específicapara operações offshore). O local terá um berço de atracação com 40 metros de comprimento, poronde serão realizadas as operações de descarregamento dos módulos. Estas operações serão feitas com o apoio de linhas de eixo ou com guindastes com capacidade de até 400 toneladas. As obraspoderão ser iniciadas a partir da data de assinatura do Contrato de Adesão com prazo máximo de 3anos para iniciar suas operações.
"A autorização deste terminal acompanha uma recém-conquista que tivemos junto à Secretaria Nacional de Portos que é a mudança da poligonal de Porto do Riacho, em Aracruz. É uma medida administrativa, mas que viabilizou a instalação deste terminal da Imetame e a ampliação do Porto da Fibria para a movimentação de celulose e outros tipos de cargas", salientou Hartung.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
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