31/01/2020 15h34 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Equipe do PEIEX se reúne para definição de novas metas de qualificação de empresas

Técnicos extensionistas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Espírito Santo se reuniram, no último dia 17, para discutir o planejamento estratégico para 2020. Na ocasião, foi definida a agenda com as tarefas que serão realizadas ao longo deste ano, com foco na prospecção de novas empresas para atuarem no mercado internacional e na preparação de planejamentos de exportação. O encontro foi realizado no espaço do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial, localizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria regional com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a finalidade de qualificar as empresas para o mercado internacional.

O coordenador do PEIEX-ES e subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, aproveitou a oportunidade para debater com a equipe técnica os assuntos que fazem parte da pauta de exportação, como relações internacionais e a importância do fomento da inovação para o programa. “Foi um momento de olhar para os resultados de 2019, e de definir junto com a equipe todas as ações que devem ser executadas e, principalmente, planejar as principais entregas de 2020”, afirma.

O monitor do PEIEX-ES, Francisco Ramaldes, destacou a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da cultura exportadora no Estado. “É importante ressaltar que a equipe do Núcleo Operacional fez uma avaliação do semestre justamente para aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo feito e para otimizar o atendimento às empresas interessas em exportar”, declara.

Durante o encontro, a equipe do Núcleo Operacional do PEIEX-ES teve a oportunidade de conhecer as instalações do hub de inovação Findeslab, e as suas atividades voltadas à inovação. Além disso, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) discutiram sobre propostas para uma indústria mais avançada no Brasil, o que pode contribuir para as atividades do PEIEX e para o aprimoramento de processos e produtos para maior competitividade nas exportações.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES