24/04/2018 16h53 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

Equipe da área administrativa do IOPES visita obra do CPID

Foto: Fred Loureiro/SECOM

Uma equipe que trabalha na área administrativa do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) teve a oportunidade de conhecer in loco a obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica. Atualmente, o empreendimento é o maior em execução pelo órgão, com orçamento de aproximadamente R$17 milhões.

A visita foi realizada, na manhã desta terça-feira (24), orientada pelo diretor de Edificações e Obras Públicas, Aurélio Meneguelli Ribeiro, pelo gestor da obra, o engenheiro civil Wederson Rogério Machado, e pelo fiscal da obra, o engenheiro civil Wanderley Fernandes de Souza.

Durante a atividade, eles explicaram ao grupo o histórico da obra, as dificuldades que tiveram durante a execução, as características do empreendimento e destacaram o diferencial da obra do CPID, que foi construída toda em estrutura metálica. “É um prédio que não tem nenhuma lajota. É todo em placa cimentícia com drywall por dentro. Foi uma inovação que tivemos no empreendimento”, destacou Wanderley.

Na avaliação do diretor de Edificações, a visita foi muito proveitosa. “A oportunidade de mostrar o trabalho da equipe de obras para equipe que cuida das questões administrativas no dia a dia, é muito gratificante. Muitos deles nunca tinham ido numa obra. Podemos esclarecer um pouco as dificuldades encontradas e as lições aprendidas com a execução do empreendimento”, ressaltou Aurélio.

A visita contou também com a presença da diretora Administrativa e Financeira, Helena Zorzal. “Realizar visita técnica nas obras empreendidas pelo Iopes é um momento de muita alegria pela oportunidade de ver os recursos investidos tornando-se realidade.  É ainda um momento de confirmação da importância da engenharia pública conduzida com ética e responsabilidade”, frisou a diretora.

A obra

O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e está previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano. O empreendimento será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O Centro é um projeto do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema) – em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

Outro destaque na obra do CPID são os reservatórios, que possuem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva, que serão utilizados na manutenção da área verde do espaço.

Laboratórios do CPID:

Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR

Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES

Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo – INDCONTROL

Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN

Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM

Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG

Núcleo de análise ambiental – NAA

O que acharam da visita:

Janice Mary Antônio, apoio administrativo da GPEP:

“A visita foi maravilhosa! É muito legal poder conhecer uma obra na qual você pode ver aquilo que está no papel, que circula constantemente no setor, ouve comentários e começa a imaginar. Então você está ali ao vivo, é como assistir a concepção de uma criança que você acompanhou a gestação. Emocionante e tranquilizante saber que tiveram a sensibilidade de preservar a vegetação do entorno que contribuiu para valorizar a obra e que se trata de um empreendimento de grande importância para o avanço da pesquisa tecnológica para o Estado, abrigando grandes laboratórios que se servirão de equipamentos e espaço de qualidade”.

Etne Rauta, servidor da GF:

“Muito boa a visita! Permite ao servidor ver na prática o objeto finalístico, que é a obra, para o qual todo servidor do Iopes, de alguma forma, contribui em suas funções para a sua construção”.

Enne Aiala Rodrigues, estagiária da GPL, estudante do 7º período de Engenharia Civil: “A visita ao CPID foi uma oportunidade única de correlacionar a teoria vivenciada no Iopes com a realidade da obra. Pude perceber que o empreendimento traz muitas inovações tecnológicas que só havia visto em sala de aula. E como bônus o lugar é lindo e foi muito enriquecedor perceber todo o cuidado dispensado ao meio ambiente”.

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho