22/03/2018 17h22 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

Equipamentos Novos e Infraestrutura Modernizada já é realidade no CEET Vasco Coutinho

Assessoria/Secti

O investimento faz parte do Projeto de Modernização da escola técnica

O Projeto de Modernização do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, anunciado na formatura dos alunos em dezembro de 2017, virou realidade. Os estudantes já terão acesso aos novos equipamentos neste primeiro semestre de 2018. A entrega oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do CEET, e foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e contou com a presença do vice-governador do Estado, César Colnago, alunos e a diretoria da escola. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

“É uma satisfação muito grande poder entregar equipamentos aqui no Vasco Coutinho. Desde que assumimos o Governo voltamos nosso olhar para os jovens e ver o engajamento e a disposição desses alunos é extremamente gratificante. Mostra que estamos cuidando das contas do Estado e cuidando com muito carinho das pessoas também. Durante nossa visita, tive a oportunidade de conversar com alunos que ainda estão terminando o curso, mas já estão no mercado de trabalho. Isso também é fruto de um investimento em educação de olho nas demandas do mercado, nas carreiras que estão com oportunidades e, com isso, abrimos vagas de cursos de acordo com o que pesquisamos”, disse o vice-governador César Colnago.

Para o Projeto de Modernização, a Secti investiu na melhoria da infraestrutura das salas de aula e dos laboratórios do CEET, com compra de novos equipamentos e softwares. O objetivo do projeto é auxiliar na formação de profissionais empreendedores com foco na geração de renda.

“Investimos em toda escola. Além da melhoria de infraestrutura, o objetivo do projeto é auxiliar na formação de profissionais empreendedores, com foco na geração de renda. A modernização propõe a qualificação dos estudantes com equipamentos tecnológicos para eles se formarem preparados para o mundo do trabalho”, explicou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Entre as novas aquisições estão equipamentos de última geração, como Impressora 3D para o laboratório do curso de Programação de Jogos Digitais; Mesa digitalizadora para o laboratório de Multimídia; Máquina de recorte para o curso de Eventos; Impressora Plotter Sublimática para o laboratório de Modelagem do Vestuário; Forno turbo para o laboratório de Gastronomia, e muito mais. Mais de 120 novos itens fazem parte do Projeto e, desse total, 90% já foi comprado. Ao todo, 84 novos equipamentos já estão na escola.

Victória Marques da Vitória, de 20 anos, faz o curso técnico em informática na escola. O curso ganhou 65 novos microcomputadores com configurações avançadas e dois projetores multimídia, entre outros equipamentos. Para a aluna o investimento vai agregar no seu futuro profissional.

“O investimento no curso vai nos ajudar muito. Os computadores agora são mais rápidos e as aulas mais confortáveis. Vai nos ajudar até mesmo no currículo. Ser formada no Vasco Coutinho, ainda mais agora com a modernização, vai me auxiliar no mercado de trabalho. O nome da escola passa ter ainda mais destaque”, contou Victória.

A infraestrutura do CEET ainda ganhou climatização em todas as salas de aula e laboratórios, e cadeiras giratórias ergonômicas para todos os alunos e professores. Os recursos para o Projeto de Modernização do CEET Vasco Coutinho estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e totaliza um investimento de mais de R$ 2,3 milhões.

Novo Curso de Estética

O Projeto de Modernização também conta com um novo curso técnico gratuito para a população capixaba: Estética, que estará disponível para os cidadãos a partir do segundo semestre de 2018.

No novo curso, os alunos poderão contar com um laboratório totalmente tecnológico para o desenvolvimento das aulas. Aparelhos faciais de vapor de ozônio e de ultrassom de alta potência são algumas aquisições da Secti para o curso da área de Ambiente e Saúde.

O CEET Vasco Coutinho

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho foi inaugurado em 2005 como a primeira unidade estadual voltada para o ensino profissional, com o foco de oferecer aos jovens e adultos uma formação profissional em nível técnico em diferentes áreas para possibilitar aos estudantes melhores chances de inserção no competitivo mundo do trabalho.

A escola oferece atualmente 11 cursos técnicos presenciais gratuitos divididos por eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Produção Artística, Cultural e Design; Gestão e Negócios; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. O CEET funciona em três turnos (matutino, vespertino e noturno).

Até o momento mais de 5.300 mil capixabas concluíram os cursos da escola técnica. O CEET é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno