26/11/2015 16h12 - Atualizado em 18/02/2016 15h07

Empresas são reconhecidas pela qualidade em gestão

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), o Sebrae-ES e o Espírito Santo em Ação, realizaram, nesta quarta-feira (25), a cerimônia do reconhecimento do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O anúncio das reconhecidas e vencedoras aconteceu no Itamaraty Hall com a participação de cerca de 600 empresários e autoridades. Os prêmios foram destinados às empresas candidatas que mais se destacaram em práticas de gestão durante o ano.

De um total de 2238 candidatas na edição de 2015, 26 estavam na final. Este ano, mais de 53 municípios foram alcançados com os programas. No PQES, promovido pela Sedes, foram 13 premiadas com troféu, certificado e selo de qualidade. Já no MPE Brasil, realizado pelo Sebrae, as vencedoras se encontraram nas categorias agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, serviços de saúde, tecnologia da informação, turismo e serviços em geral. As empresas ganhadoras disputarão a etapa nacional, além de receberem bônus e avançarem para o PQES.

Baseados nos critérios e fundamentos de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), os prêmios são um reconhecimento público das empresas que se destacam em suas gestões, além de dar visibilidade a essas marcas no mercado, divulgar os exemplos de sucesso e estimular as demais organizações a também adotarem essas práticas e participarem do PQES e do MPE Brasil.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, reforçou a importância das empresas que buscam continuamente a melhoria de gestão e crescimento. "Melhorar a competitividade do Espírito Santo e, consequentemente, das empresas capixabas é fator primordial para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. É com esta visão que o Governo do Estado destacou entre seus projetos estruturantes a melhoria no ambiente de negócios visando atrair cada vez mais empreendimentos que criam oportunidades para a nossa economia. Uma gestão organizada permite um crescimento equilibrado e melhor desempenho, tanto para o serviço público como para as empresas em questão", disse.

IMG 0976O vice-governador César Colnago também destacou o importante papel do Estado no auxílio ao crescimento das empresas. "O Compete-ES é um estímulo para que todo empreendedor possa ter a parceria do Governo do Estado para seu crescimento. O Estado ter um premio de qualidade estimula a produção com sustentabilidade em todos os sentidos".

Além de incentivar a competitividade, as premiações criam um ambiente favorável ao desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social e estabelecem parâmetros para as empresas se alinharem com práticas de gestão reconhecidas internacionalmente, aumentando as possibilidades de fazerem parte dessa integração nos negócios.

MPE Brasil

O MPE Brasil é voltado às micro e pequenas empresas que desejam iniciar o caminho pela excelência, com orientações para uma gestão com este foco. As empresas ganhadoras disputarão a etapa nacional, além de receberem bônus e avançarem para o PQES, com participação gratuita em 2016.

Mulher de Negócios

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios objetiva a identificar, selecionar e premiar os cases de sucesso de mulheres que possuem uma história de vida que se configura como exemplos de empreendedorismo.

PQES

Já o PQES direciona-se a micro, pequenas, médias e grandes empresas instaladas no Espírito Santo que estejam em um estágio mais avançado no uso do Modelo de Excelência da Gestão.

O evento contou com o patrocínio do Bandes, Banestes, ArcelorMittal Tubarão, Estaleiro Jurong Aracruz, Rimo, Cesan, Vale, WEG e Leão Alimentos.

Resultado do PQES - Ciclo 2015

• 17 empresas iniciaram o processo de candidatura;
• 13 empresas serão reconhecidas;
• 68 voluntários aturam nas avaliações das candidatas, sendo eles de 8 municípios (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares), dentre os voluntários, 31 são novos;
• 4.255 horas doadas de trabalho voluntário;
• 124 pessoas capacitadas nos cursos de gestão pela excelência;

• 55 empresas capacitadas;

• 16 estudantes de graduação e pós-graduação.

• 447 empresas de 18 setores, aderentes ao contrato de competitividade, fizeram a Autoavaliação da Gestão e receberam como retorno um relatório de avaliação, dentro do Modelo de Excelência da Gestão; (Vendas não presencial, vestuário, rochas ornamentais, tintas, água mineral, embalagens de material plástico, açúcar, água aguardentes de cana-de-açúcar, café torrado e moído, perfumaria e cosméticos, gráficas, metalmecânico, moagem de calcário e mármores, móveis seriados, rações, temperos e condimentos, argamassa e concreto não refratário, móveis sob encomendas).

Empresas reconhecidas - PQES

Nível I - Compromisso com a Excelência