28/11/2019 18h03 - Atualizado em 10/06/2021 13h01

Empresas incubadas pela Secti em João Neiva fazem visitas técnicas em Vitória

Os incubados visitaram o FindesLab, TecVitória e a Borracharia do Leandro

A terça-feira (26) foi de conhecimento e novas experiência para os membros das empresas incubadas pela Prosperas Incubadora. A incubadora da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vinculada ao Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, de João Neiva, norte do Estado, promoveu uma visita técnica em três espaços de fomento à inovação em Vitória.

Os 13 incubados conheceram o FindesLab, hub de inovação da indústria capixaba inaugurado recentemente pela Findes e Senai; a TecVitória, comunidade de apoio e colaboração para o desenvolvimento de empresas incubadas e do empreendedorismo de base tecnológica no Estado; e a Borracharia do Leandro, que é referência no benchmarking de boas práticas no Espírito Santo.

“A visita foi realizada para propiciar aos incubados a vivência em ambientes inovadores ampliando suas redes de contado. Escolhemos estes três estabelecimentos pois são referências no segmento. A visita fecha as atividades de pré-incubação da Prosperas”, explicou a coordenadora da Prosperas Incubadora, Iandra Gasparini.

Ao todo, a Prosperas incubou 17 empresários e empreendedores da região norte do Estado que participaram do curso de capacitação da incubadora. A capacitação foi composta por cinco módulos e teve carga horária de 52 horas. As aulas e atividades foram realizadas na Prosperas Incubadora que fica no CEET Talmo Luiz Silva.

No caminho certo

Lucas Cau Julio, de 29 anos, é engenheiro mecânico e submeteu seu projeto de impressão em 3D de peças para a área industrial no edital de pré-incubação da incubadora. “Como as peças geralmente são importadas, a impressão ofereceria o produto de forma mais rápida ao cliente, além de ser mais barato. Trabalho em Aracruz, que é um polo industrial. Então, estou no meio certo”, comentou Lucas Cau Julio.

O empreendedor ainda contou o que o motivou a inscrever sua ideia na Prosperas: “Quando abriu o edital nós percebemos que era o momento de engrenar nosso projeto. As aulas foram muito construtivas. Conhecemos pessoas de várias áreas e locais que nos direcionaram sobre como fazer um plano de negócios, uma apresentação, onde buscar recursos. Minha noiva também se inscreveu no edital e já até abriu o negócio dela. Ela saiu do emprego há um mês para abrir uma confeitaria”.

Empolgado, o incubado disse que antes do curso, não sabia nem por onde começar. “Após as visitas técnicas, percebi um caminho. As visitas foram primordiais para eu dar um passo mais efetivo para começar a minha empresa. Vou apresentar meu plano de negócios para a FindesLab em janeiro de 2020! ”, relatou.

A Prosperas Incubadora

A Secti lançou em agosto o Edital de Pré-Incubação de Novos Empreendimentos – Modalidade Competências Empreendedoras – da Prosperas Incubadora, que visou atender os empreendedores da região norte do Espírito Santo, com foco no município de João Neiva.

O Edital foi lançado com 40 vagas para participar do programa de capacitação gratuito da Prosperas. O público alvo foram pessoas físicas ou pessoas jurídicas com até 15 meses de existência, que apresentaram propostas para desenvolver seu potencial empreendedor ou ainda que desejavam tornar seus projetos de pesquisa de base científica e tecnológica aptos a serem inseridos no mercado.

As capacitações oferecidas no curso de pré-Incubação tiveram como foco principal os empreendedores que possuíam ideias inovadoras com demanda no mercado, do qual o resultado desejado fosse de potencializar as chances de sucesso nos negócios e sua inserção no mundo do trabalho.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site