18/04/2019 13h47 - Atualizado em 10/06/2021 12h54

Empreendedorismo foi o tema de workshop na Secti

Foto: Ascom/Secti

O evento aconteceu na tarde dessa quarta-feira (17), no Epicentro, no Centro de Vitória e abordou temas como sucesso e liderança.

Liderança, Sucesso e Empreendedorismo foram os temas abordados no workshop oferecido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O evento aconteceu na tarde dessa quarta-feira (17) no Epicentro – primeiro hub de inovação público do Estado –, que fica no Centro de Vitória e reuniu cerca de 70 pessoas.

Durante as palestras o público interagiu bastante esclarecendo dúvidas sobre cada área. Uma das participantes foi Domênica Loss Matedi que é Examinadora de Patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“Fiquei sabendo do workshop nas redes sociais e me interessei sobre o tema, principalmente pela minha área de atuação, por eu lidar com inovação. Vim com o objetivo de conhecer pessoas e fazer network. Os temas das duas palestras foram muito válidos e ouvir os relatos de vida da Bartira Almeida foi incentivador. Achei uma iniciativa ótima e vou aguardar outros eventos como este!”

A programação contou com as palestras: “Gestão Financeira na Prática”, proferida pela fundadora e presidente do Instituto Ponte e conselheira de Administração da Morar Construtora e Incorporadora, Bartira Almeida; e “Gestão de Conflitos Utilizando Técnicas de Coaching e PNL”, ministrada pela Coach, Treiner e Empreendedora, Rally Câmara.

Bartira Almeida falou sobre a importância da gestão financeira para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu tamanho. “Mostrei para os participantes como é realizada a gestão financeira do Instituto Ponte, que se tornou referência nacional, e também da Morar, que atua no mercado de engenharia civil capixaba com destaque por não atrasar suas entregas. A chave para o sucesso financeiro é um bom planejamento”, comentou a palestrante.

A importância da gestão de conflitos na vida do empreendedor foi o enfoque de Rally Câmara. “A base da minha palestra foi a inteligência emocional, que é a habilidade que o ser humano tem de aprender a lidar com as suas próprias emoções, identificando suas causas e aprendendo a usá-las em seu benefício. Também para compreender os sentimentos e comportamentos do outro. E aí que está o X da questão dentro de uma empresa, porque a inteligência emocional é a base do sucesso”, disse.

A subgerente de Inovação da Secti, Michele Rudio explicou qual foi o objetivo do evento para o Governo do Estado. “Queremos popularizar o empreendedorismo inovador e alcançar um número cada vez maior de capixabas para fomentar a inovação e a competitividade no Estado. Essa é uma das metas da Secti na atual gestão. Para isso, estamos utilizando o Epicentro como espaço para a realização de trabalhos e ações de capacitação gratuita do nosso público-alvo. Com certeza mais eventos como este irão acontecer neste espaço”, destacou.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti