31/01/2019 09h38 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

EM PARCERIA COM A SEDES, PROGRAMA QUALIFICA EMPRESAS PARA A EXPORTAÇÃO

Expandir as vendas para mercados internacionais é uma forma de ampliar as operações da empresa, multiplicar sua carteira de clientes e diminuir a dependência do mercado interno. No entanto, é uma atividade que exige observação a vários aspectos, sob o risco de não ser bem-sucedida.

A empresa deve se planejar para atender a capacidade de exportação, entender as barreiras tarifárias e não-tarifárias, ter um plano de internacionalização, compreender o preço de exportação e assegurar que este é competitivo, perceber as diferenças entre os mercados-alvo, entre outros aspectos.

O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES) é de grande ajuda para empreendedores que desejam trilhar esse caminho. Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), oferece às empresas interessadas um diagnóstico gratuito, apresentando as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Os principais objetivos do Peiex são incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor privado, propor melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e a cooperação entre as empresas e instituições de apoio, buscando o desenvolvimento regional e o adensamento das cadeias produtivas.

​​O atendimento é realizado de forma individual, com duração média de três meses, franqueado a empresas de qualquer porte, instaladas no Espírito Santo (exceto microempreendedor Individual – MEI), que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam a atender as etapas do projeto.

Tais empresas recebem a visita de técnicos do programa, que percorrem as companhias interessadas em exportar seus produtos e serviços, que são submetidas às seguintes etapas: identificação do potencial exportador e compreensão dos objetivos ligados à atividade; diagnóstico do nível de preparo para a exportação, com definição das capacitações necessárias; implantação das melhorias, com a oferta das capacitações identificadas; e avaliação da implementação em seu negócio.

CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PEIEX

Profissionais da área de comércio exterior que queiram integrar o time do Peiex podem se inscrever para o processo seletivo de contratação de bolsistas para atender a duzentas empresas do Espírito Santo por meio de assistência e consultoria. O edital foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) em dezembro.

Até 15 de março, os interessados devem se inscrever por meio da Plataforma SigFapes, de acordo com as instruções do edital. A Fapes vai selecionar 13 bolsistas entre monitores, técnicos e extensionistas juniores.

É necessário ter curso de graduação completo, preferencialmente em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais; ou, no caso dos extensionistas juniores, ser aluno de graduação.

Apesar de ter sido lançada para contratação de 13 bolsistas, a chamada pública do Peiex vai selecionar um total de candidatos até cinco vezes o número de vagas de cada modalidade de bolsa para serem treinados pela Apex. Haverá emissão de certificado para esses participantes, independentemente se forem contratados ou não.

Os 13 bolsistas serão escolhidos para atuação em um dos núcleos operacionais do programa, localizados em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. As contratações têm validade de dois anos e as remunerações são de R$ 5,9 mil para monitor, R$ 4,8 mil para técnico e R$ 750 para extensionista júnior. A carga horária é de 40 horas para técnico e monitor e de 20 horas para estagiários. O edital pode ser conferido aqui: edital.

Informações para Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes