31/05/2019 17h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h59

Egressos do sistema prisional concluem cursos de qualificação profissional

Foto: CEET Vasco Coutinho

Uma formatura que marca uma nova fase, com mais oportunidades e aspirações. Essa foi a comemoração que egressos do sistema prisional viveram na tarde desta sexta-feira (31). Por meio das Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), foram ofertadas no município de Piúma turmas dos cursos de qualificação de Auxiliar de Logística e Produção, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo.

Ao todo, 23 homens e mulheres que já cumpriram suas penas em unidades prisionais tiveram a oportunidade de participar dos cursos. A iniciativa foi realizada em parceria com o “Projeto Recomeçar”, idealizado pela 2ª Vara da Comarca de Piúma e Prefeitura Municipal de Piúma.

A subsecretária de ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, reforça que a secretaria tem buscado novas parcerias para oferecer a internos e egressos oportunidades de qualificação.

“Essas pessoas ou já retornaram ou vão retornar ao convívio familiar e comunitário. Queremos auxiliar para que sejam produtivas, e o trabalho e qualificação são os melhores instrumentos para isso. Estamos buscando por todo o Estado novos parceiros que caminhem conosco para oferecer oportunidades à essas pessoas. Nós temos diversas histórias de pessoas acompanhadas pelo Escritório Social que conseguiram mudar de vida, e desejamos o mesmo sucesso para os 23 formandos” ressaltou a subsecretária.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) é a responsável pela oferta de cursos de capacitação em áreas atuais, que atendam a vocação econômica do Estado e incentivem a geração de renda empreendedora.

“A proposta fundamental da parceria entre a Secti e a Sejus é permitir a qualificação dos egressos e daqueles que estão privados da liberdade para que eles possam, de fato, serem inseridos na sociedade de forma produtiva. A ideia é darmos uma oportunidade para que eles adquiram o conhecimento necessário, de preferência o mais atualizado possível, para que isso seja realizado de maneira eficaz”, destacou a secretária de Estado da pasta, Cristina Engel.

A secretária disse ainda que “o papel do Estado é possibilitar essa ressocialização, que só pode ser efetuada com maior longevidade se nós proporcionarmos conhecimento para essas pessoas. Não adianta somente abrir portas para um emprego provisório. É preciso que o indivíduo se sinta preparado para os novos tempos em liberdade. Além disso há, também, para aqueles que estão privados da liberdade, a possibilidade de eles produzirem mesmo enquanto estão presos. E para isso é necessário que eles sejam capacitados para exercer alguma forma de atividade produtiva dentro das unidades prisionais. Estamos muito felizes com essa formatura que, com certeza, é a primeira de muitas”.

Escritório Social

No Escritório Social, pessoas que passaram pelo sistema prisional e seus familiares são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social.

A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no espaço que está localizado à Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus