26/07/2017 17h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Divulgada a lista de aprovados em cursos gratuitos em Vila Velha e Cariacica

No total foram 1.786 inscritos nos cursos de qualificação profissional nos dois municípios

A lista de aprovados dos cursos de qualificação profissional gratuitos ofertados pelo Governo do Estado no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, e no bairro Boa vista, em Vila Velha, já está disponível para consulta pelos candidatos. O resultado pode ser conferido no site www.oportunidades.es.gov.br.

Em Cariacica, os cursos foram oferecidos pelo projeto OportunidadES, da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Já em Vila Velha, a capacitação é uma parceria entre a Secti e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedh), que coordena o Ocupação Social.

“O objetivo é gerar emprego e renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Foram abertas 600 vagas, nos dois bairros. No total, foram 714 inscritos em Padre Gabriel e 1.072 em Boa Vista. São, em média, dez áreas de atuação, com carga horária de 40 horas cada. Os cursos mais procurados foram os de maquiador e porteiro.

Para efetivação da matrícula, é obrigatório que os aprovados compareçam à aula inaugural. Em Padre Gabriel, a primeira aula está marcada para o dia 1º de agosto. Já em Boa Vista, a aula inaugural vai ocorrer no dia 02 de agosto. O local das aulas ainda será divulgado pelo site do OportunidadES.

Aulas

Em Boa Vista, Vila Velha, as aulas serão oferecidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dep. Mikeil Chequer e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Geraldo Costa Alves.

No bairro Padre Gabriel, em Cariacica, os cursos serão ofertados no CRAS do bairro e na Escola Municipal de Ensino Fundamental  (EMEF) Renascer.

Saiba mais

As aulas e os certificados serão ofertados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. No total, já foram disponibilizadas mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil.

Texto

Inayá Borges Selvatice