16/11/2020 10h15 - Atualizado em 10/06/2021 13h03

Curso de Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho é destaque em simpósio nacional de games e entretenimento digital

Professores, alunos e ex-alunos do CEET foram premiados em atividades que ocorreram durante SBGames, realizado no formato digital. 

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, localizado em Vila Velha, marcou presença nas atividades realizadas durante o XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital — SBGames, o maior evento sobre jogos e entretenimento digital da América Latina, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de novembro, no formato digital, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

Alunos, ex-alunos e professores do Curso Técnico em Jogos Digitais, do CEET Vasco Coutinho, foram premiados no Festival de Jogos, Festival de Artes e o Campeonato de League of Legends, que ocorreram paralelamente ao SBGames, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 

André Saraiva e Michele Monjardim, ex-alunos do CEET, tiveram o jogo “Spear Girl” selecionado na categoria estudante. “A participação neste tipo de evento é importante para medirmos o desenvolvimento dos nossos jogos. Por se tratar de uma competição, os feedbacks da banca e demais pessoas valem muito, tanto os positivos quanto os negativos”, avaliou Michele Monjardim. 

O ex-aluno André Saraiva também destacou a importância do Curso Técnico em Jogos Digitais. “O curso é uma prova de que o que é ensinado é absorvido e colocado em prática. E participar de uma competição como está á a prova disso”, disse. 

Já a professora Renata Machado, que participou do Festival de Artes, teve seus trabalhos selecionados em quatro categorias: “Boardgame Art”, “Cinematic Art”, “Concept Art” e “Screenshoot”. Na categoria “Screenshoot”, foi selecionado um trabalho de arte feito em co-autoria com a ex-aluna Brunna Dalzini. A professora Renata Machado foi finalista do festival nas categorias “Boardgame Art” e “Cinematic Art”. Ao final da competição, ela foi campeão na categoria “Boardgame”. 

Para Renata Machado, o SBGames é um evento muito importante para área acadêmica de Jogos Digitais no Brasil. Ela disse que costuma participar todos os anos, às vezes como ouvinte, às vezes com artigo. Este ano, pela primeira vez, a professora participou do Festival de Artes. 

“Conseguir a seleção e o primeiro lugar na categoria Arte para Jogos de Tabuleiro foi muito gratificante, por ver um retorno do meu trabalho. A participação no SBGames é muito importante por representar o Espírito Santo e mostrar que somos um dos estados do Brasil que produz jogos.  Além disso, como professora é uma satisfação ver os alunos egressos participando e sendo selecionados. Dá orgulho ver a participação do Estado aumentando por meio de nossos alunos formados. Isso mostra a importância do Curso Técnico de Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho para o crescimento da indústria de desenvolvimento de Jogos capixaba”, afirmou Renata Machado. 

Além da professora e dos ex-alunos terem se destacado no evento, o aluno Thiago Artem foi campeão do Campeonato de League of Legends X01 – LOL. Como premiação, o estudante do CEET Vasco Coutinho recebeu a quantia de R$ 500,00. 

Fazer parte da seleção do SBGames permite que os desenvolvedores de jogos utilizem o selo de selecionado na divulgação de seus jogos. Esse selo funciona como um ‘certificado de qualidade digital’ para os desenvolvedores de jogos que participaram das competições. 

Confira a lista dos jogos selecionados: https://www.sbgames.org/sbgames2020/wp-content/uploads/2020/10/Seleção-Oficial-SBGames-2020.pdf 

Link do Instagram para acessar e baixar a Demo do jogo “Spear Girl”: https://www.instagram.com/p/CHTk9NwBXfK/?igshid=riq07axu56n8 

O SBGames 

O XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital — SBGames acontece anualmente e atrai cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países, como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, entre outros. Nos últimos cinco anos, o SBGames foi realizado em Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014). 

O evento recebe pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de escolas; universidades, centros de pesquisa e pessoas envolvidas na indústria de jogos de todo o mundo. Todos os participantes têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. 

Este ano, o SBGames, foi organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE)
ambas de Recife – PE.  

Site do evento:

https://www.sbgames.org/sbgames2020/

Texto: Waleska Merçon dos Santos

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site