13/11/2018 13h22 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

Criatividade marca a 2ª Feira de Empreendedorismo do Ceet Talmo Luiz Silva, em João Neiva

Foto: CEET Talmo Luiz Silva

Mais de 80 alunos participaram do evento

Aproximadamente mil pessoas visitaram a 2ª Feira de Empreendedorismo do Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O evento, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo nos alunos da escola técnica, aconteceu na última sexta-feira (09) com horário especial para os visitantes.

Ao todo, 84 alunos participaram da feira, que expôs 18 miniempresas criadas pelos próprios estudantes. Um deles foi Geriel Franqueta Oliveira, 25 anos, que usou a criatividade para inovar no trabalho deste semestre: “Na 1ª Feira, no início do ano, meu grupo vendeu cookies, mas eu percebi que quando trabalhamos com comida ficamos a maior parte do tempo ociosos porque não temos clientes o tempo todo. Por isso pensei em inovar e vender bottons do universo geek que dão direito a jogar os games que selecionamos.”

O estudante do 3º módulo de Mecânica e Segurança do Trabalho ainda contou como foi montar a sala de jogos. “Inicialmente, pensamos em colocar uma mesa de sinuca, fliperama, entre outros jogos que interagissem com o público. Mas não era viável, por questão de estrutura e custo, pensei em oferecer o serviço de games. Só que o objetivo da feira era de nós vendermos produtos, por isso pensei nos bottons com ilustrações que tivessem a ver com o tema. O investimento foi baixo porque só precisamos comprar os bottons. O restante eu consegui emprestado. Lucramos uma média de R$ 300! Para atrair os clientes fantasiamos três amigos com uniformes de super-heróis”, explicou Geriel.

Já os outros alunos optaram por investir na gastronomia para atrair vendas. Cachorro-quente, tortas, hambúrgueres, churros, espetinhos, entre outras delícias foram expostas. O objetivo da feira é incentivar o espírito empreendedor, valorizando a criatividade e a inovação em ações voltadas à identificação de oportunidades, resolução de problemas, modelagens de negócio, atendimento a demandas e abertura de pequenas e médias empresas.

“Os alunos estão tendo a oportunidade de divulgar e promover seu empreendimento e comercializar seus produtos que foram desenvolvidos pela empresa criada por eles”, comentou a diretora do Ceet, Daniela Caniçali.

O Ceet Talmo Luiz Silva é administrado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação profissional (Secti) e disponibiliza quatro cursos gratuitos à população: Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho. Até o momento, 1.606 capixabas foram qualificados pela escola técnica desde a sua criação, em 2006.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à imprensa:

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site