11/06/2019 12h08 - Atualizado em 10/06/2021 12h38

Conselho Regional do Caparaó será lançado nesta quinta-feira (13)

O Conselho Regional da Microrregião do Caparaó será lançado nesta quinta-feira (13), em Guaçuí. O evento será realizado na Câmara de Vereadores do município, às 9 horas. Este é o terceiro conselho a ser implantado e faz parte das ações do Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado.

Farão parte do conselho os representantes dos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Ibitirama, Iúna, São José do Calçado e Muniz Freire.

De acordo com a metodologia do Plano Regional de Desenvolvimento, o conselho será formado por representantes das prefeituras, do Poder Legislativo, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade civil.

Durante o evento, serão apresentados os objetivos do Plano Regional de Desenvolvimento, além dos potenciais da microrregião. Ao todo, nove conselhos serão instalados até o mês de setembro. No mês de maio, dois conselhos foram instalados, contemplando as microrregiões central e litoral sul. Posteriormente serão instituídos os conselhos das microrregiões central serrana, sudoeste serrana, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste.

Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios que compõem a região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

O Plano de Desenvolvimento Regional conta com a gestão conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger