15/08/2019 16h17 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce é implantado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) implantou, nesta quinta-feira (15), o Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce. Em evento realizado no município de Linhares, prefeitos, lideranças regionais, autoridades e representantes de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama elegeram os componentes do Conselho. O prefeito Felismino Ardizzon, de Rio Bananal, foi eleito presidente do colegiado, e Dr. Otávio Abreu Xavier, prefeito de João Neiva, será o vice.

O secretário interino de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, explicou que os conselhos são importantes instrumentos do Plano de Desenvolvimento Regional. “São os conselhos que darão todo o suporte e subsídio para o Plano, permitindo o que objetivamos com este projeto: o mapeamento da realidade local como forma de alcançarmos a redução das desigualdades e o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável do Espírito Santo”, afirmou.

Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, “o Governo está criando um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas em cada área. A proposta é fazer com que os municípios se articulem, num trabalho envolvendo prefeituras, Legislativo, setor produtivo, instituições de ensino, movimentos sociais, e o Poder Executivo Estadual, para que a gente possa não só potencializar o desenvolvimento local, mas também melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, disse.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, ressaltou que a região tem vocações muito equilibradas. “Temos aqui potenciais extraordinários na indústria, agricultura, serviços e ativos ambientais. Em termos ambientais, temos a lagoa Juparanã e as reservas de Sooretama e da Vale, além do Rio Doce, que mesmo após a tragédia de Mariana-MG continua sendo muito importante para a vida local. A região está na área de influência da Sudene e possui uma política ativa de atração de investimentos com a presença de empresas globais, além de novas oportunidades com o complexo portuário de Barra do Riacho”, lembrou.

Luiz Paulo citou ainda que a produção de cacau, pimenta e a fruticultura estão promovendo uma evolução da agricultura local evoluir, somadas à cafeicultura, já consolidada na região. “Temos aqui a região do Estado mais desenvolvida economicamente, depois da Metropolitana, e repleta de vocações a serem potencializadas”, afirmou o diretor-presidente do IJSN. Durante o evento, ele apresentou o panorama da microrregião. O documento está disponível no site do IJSN www.ijsn.es.gov.br/desenvolvimento-regional.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que foi o anfitrião do encontro, a iniciativa é de extremo valor. “Não adianta termos ilhas isoladas de desenvolvimento no Espírito Santo. Nós precisamos que o Estado todo passe por um processo de desenvolvimento das políticas públicas, e esse encontro aqui confirma isso. Então, esse Conselho que está sendo formado em Linhares terá uma função importante para que nós possamos crescer como um todo e não isoladamente”, destacou.

No mesmo sentido, o prefeito de Rio Bananal se mostrou entusiasmado com a iniciativa. Felismino Ardizzon parabenizou o Governo do Estado e lembrou da dificuldade em conseguir a participação das pessoas em ações deste tipo. “Mas não foi o que vimos aqui hoje, pois todos estavam estimulados em contribuir. Nossa região ainda é predominantemente agrícola e temos a perspectiva de diversificar nossa economia. Atuarei como presidente do Conselho em prol dos seis municípios que represento”, garantiu, já anunciado que a primeira reunião do Conselho do Rio Doce está marcada para o dia 24 de outubro, em seu município.

O Conselho da microrregião Rio Doce é integrado ainda por Luiz Carlos de Carvalho Cruz (Sejus); Elder Elias Giordano Marim e Luiz Soares Cordeiro (indicados pela Findes); João Calmon Soeiro (indicado pela OCB); Antônio Roberte (representando a Faes); Claudimar Cosme da Silva (pela Femicro); os vereadores Dileuza Marins (Aracruz) e Otávio Maioli (Ibiraçu); Fernando Camiletti (secretário municipal de Agricultura de Sooretama); Luiz Fernando Lorenzoni (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares); o deputado estadual Marcos Garcia; Lennon Guidolini (Amear); Alair Giuriato (Adel); Cimá Guivali (Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade); Paulo Sérgio Barcelos Pimentel e Dolores Cole (Comitê Bacia Hidrográfica Centro-Oeste); Leandro Bitti Santana (Ifes); e Jussara Oliveira (Faceli).

O próximo Conselho de Desenvolvimento Regional a ser implantado é o da região nordeste, no próximo dia 29 em São Mateus.

Assessoria de Comunicação da Sedes/ES Gás/Aderes/Ipem

Andreia Foeger / Cintia Dias