Comitiva visita obras de ampliação do aeroporto
Uma comitiva do Governo do Estado visitou as obras de ampliação do Aeroporto de Vitória, antiga reivindicação dos capixabas, na manhã desta sexta-feira (03). O governador Paulo Hartung, o vice-governador Cesar Colnago, secretários, subsecretários e demais representantes do governo verificaram, in loco, o andamento dos serviços, com conclusão prevista para setembro de 2017.
O governador Paulo Hartung ressalta que para o país recuperar a competitividade é necessário resolver gargalos históricos como a modernização de rodovias, portos, aeroportos e transmissão de dados. E que o Espírito Santo está progredindo nesse sentido.
"No Estado, aos poucos, estamos avançando em nossas plataformas logísticas com a duplicação da BR 101, a previsão de retomada da ampliação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Vitória e o andamento das obras do Aeroporto de Vitória. Pelo que vimos aqui, a obra do aeroporto ‘pegou no tranco’. São 450 pessoas trabalhando no local, podendo chegar a 700 no pico das atividades. Agora vai”, destacou o governador Paulo Hartung.
Atualmente, mais de 200 máquinas e equipamentos estão sendo usados nas atividades de terraplenagem, drenagem e obras civis. Até o momento já foram movimentados mais de 2,6 milhões de m³ de terra e cerca de seis mil estacas estão sendo usadas no reforço do aterro da pista de pouso.
A importância da obra para a economia capixaba foi ressaltada pela subsecretária de Estado de Desenvolvimento, Cristina Santos. “A ampliação vai beneficiar todos os setores econômicos, contribuindo para o desenvolvimento capixaba”, afirmou.
Para o subsecretário de Estado de Logística de Transporte, Orlando Caliman, o andamento das obras permitirá o avanço da logística capixaba. “O Espírito Santo cresceu e o aeroporto precisa acompanhar esse crescimento, garantindo o suporte estrutural necessário para as demandas de negócios e de turismo do nosso Estado”, salientou.
Alguns números da obra:
- 5.600m³ de concreto usados na fundação do terminal de passageiros.
- 65% da terraplenagem da pista de pouso concluída.
- 2,6 milhões de m³ de terra movimentados.
- + de 5.000m³ de pedra britada e 1.220m de tubos em serviços de drenagem.
- 450 trabalhadores atualmente, com previsão de 700 durante o pico das atividades.
- + de 200 máquinas e equipamentos mobilizados.