06/11/2019 17h08 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Comitiva capixaba participa de conferência global de tecnologias em Portugal

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador Renato Casagrande, juntamente com a comitiva capixaba que compõe a missão oficial do Governo do Estado em Portugal, visitou, nesta quarta-feira (6), a 11ª edição do Web Summit, um dos principais eventos de inovação e tecnologia do mundo, em Lisboa. A visita busca aproximar a comitiva aos projetos expostos na conferência, além de proporcionar a participação nas discussões temáticas realizadas.

A Web Summit vai até esta quinta-feira (7) e reúne empreendedores, investidores, expositores, CEOs das maiores empresas de tecnologia do mundo, startups e personalidades políticas de diversos países. A comitiva do Estado também visitará o evento nesta quinta-feira, no período da manhã. Para o governador, a feira estabelece conexões do Espírito Santo com o mundo através da inovação.

“Estamos aqui estabelecendo redes de contatos entre o Espírito Santo e o mundo. Nossa presença em Portugal e na Web Summit é para que as empresas do mundo possam ir ao nosso Estado e que as empresas capixabas também saiam pelo mundo. Para isso precisamos de inovação, justiça social e infraestrutura. Discutimos inovação, mas não podemos deixar as pessoas para trás. Não adianta ter inovação e tecnologia, deixando a maioria das pessoas de fora disso. Precisamos incluir as pessoas nesse contexto, criar oportunidades, diminuir as desigualdades sociais e tornar o Espírito Santo um Estado justo e eficiente”, apontou Casagrande.

A secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, avalia que a visita é uma oportunidade de inspiração para a criação de projetos que desenvolvam as áreas de tecnologia e inovação capixabas: “Sonhamos com um Estado promissor, em que a tecnologia e a inovação sejam de altíssimo nível. Para isso, temos que ter conhecimento do que está sendo elaborado e discutido dentro dessas áreas. Queremos encontrar (durante a visita) projetos que alimentem nossos sonhos”.

Cristina Engel ainda destaca que, com a visita, é possível conhecer as inovações que podem intervir em alguns desafios do Estado. “Podemos ter contato, por exemplo, com soluções para questões que nos atingem, como a poluição do ar ou com técnicas e sistemas de monitoramento de praias. Existem diversos projetos que propõem soluções encantadoras e ter a chance de ver como elas funcionam é, de fato, muito enriquecedor”, disse.

A ida ao Web Summit faz parte da agenda da missão de inovação do Governo do Estado em Portugal. A viagem teve início na última sexta-feira (01), e já contou com a assinatura de três acordos de cooperação.

Entrevista

O governador Renato Casagrande foi convidado pela TV Record Europa, que transmite conteúdo em Português para todo o mundo, menos o Brasil, para um bate-papo. Ele destacou o bom momento fiscal vivido pelo Espírito Santo, falou das ações de governo e destacou os investimentos realizados pelo Estado, como a criação do Fundo Soberano. Foram realizadas duas entrevistas exclusivas com conteúdos que serão distribuídos para o mundo e outro para o Brasil.

Casagrande foi recepcionado pelo diretor-geral da TV Record Europa, David Perpétuo, que ofereceu um almoço com moqueca, preparado pela Eliana Santos, uma capixaba que mora há 16 anos em Portugal. A capixaba, ex-moradora da Serra, trabalha na emissora e preparou a moqueca em uma típica panela de barro de Goiabeiras, de Vitória. Em seguida, o governador conheceu toda a estrutura da TV Record Europa.

Reunião

Dando sequência às agendas de Inovação em Portugal, o governador do Estado se reuniu com a secretária nacional de Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fatima Fonseca. Na pauta, o governo português apresentou novidades tecnológicas utilizadas no país e que podem se tornar inspiração para o Espírito Santo. Casagrande destacou a referência tecnológica portuguesa como fator do desenvolvimento crescente do país europeu.

“Estamos felizes por estarmos em Portugal, pois os países têm uma relação próxima. Nós do Espírito Santo temos uma população pequena, mas temos o Estado mais bem organizado do Brasil. Nosso desejo é que nosso Estado seja eficiente, justo e competitivo e que tenha uma inserção internacional. Olhamos Portugal e seu desenvolvimento com muita atenção. O Espírito Santo é muito semelhante a Portugal e percebemos como país se desenvolveu através da inovação, da desburocratização, investindo na modernização da máquina pública", destacou

A comitiva capixaba é composta também pelo secretário do Governo, Tyago Hoffman, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participaram das visitas o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Ted Conti, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leo de Castro e o diretor-geral da EDP Brasil, João Brito.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto