Chineses querem investir em infraestrutura no Estado
A comitiva da China, liderada pelo cônsul-geral do país no Rio de Janeiro, Song Yang, demonstrou interesse em investir em infraestrutura no Espírito Santo. Eles foram recebidos nesta quinta- feira (27) pelo vice-governador, César Colnago, e membros do Governo Estadual para conhecer as potencialidades do Estado. Um dos projetos que despertou interesse foi a proposta de concessão do Governo Federal para a EF-118, ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro.
Durante a reunião, o cônsul-geral afirmou que o Brasil é um grande parceiro estratégico da China. "A China não está em recessão, o país continua a crescer. E o Brasil é um dos nossos importantes parceiros comerciais. Em 10 anos, a China deve investir US$ 250 bilhões na América Latina. Acreditamos que cerca de US$ 100 bilhões serão no Brasil. Estamos realmente impressionados com o projeto do Porto Central, que chega a ser duas vezes o tamanho do Porto de Santos".
Localização privilegiada
O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, fez uma apresentação sobre os projetos previstos para o Espírito Santo, especialmente na área de infraestrutura e logística. "Nosso Estado está localizado em uma área privilegiada, no centro do Brasil, o que auxilia nesses investimentos. Além dos projetos federais, o Governo do Estado tem interesse em concessionar rodovias que são de responsabilidade estadual para investimento privado".
O vice-governador, César Colnago, reforçou o interesse e a disponibilidade do Governo do Estado em discutir as possibilidades de parcerias e investimentos. "O Espírito Santo tem grandes potencialidades que despertam muito interesse de investidores. Que possamos aperfeiçoar nosso diálogo e fazer grandes negócios", afirmou.
No encontro, representantes do Banco de Desenvolvimento chinês e da empresa de equipamentos de petróleo Kerui fizeram apresentações sobre os potenciais investimentos.
Também participaram da reunião a secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi; o secretário de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi, o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas; o subsecretário de Logística de Transporte, Orlando Caliman; e a subsecretária de Desenvolvimento, Cristina Santos.
Nesta sexta (28) a comitiva vai conhecer o Porto de Vitória.
Informações a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
(27) 36369708/ 9 9942 9537
fabiola.ribeiro@sedes.es.gov.br