19/04/2016 15h50 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

CEET Vasco Coutinho: Virada de Inovação seleciona 15 ideias para capacitação

A Virada de Inovação, que teve início na manhã desta terça (19), no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, selecionou as 15 melhores ideias, de um total de 36, para dar início ao processo de capacitação. Cada interessado teve um minuto cronometrado para apresentar e defender seu projeto diante de uma plateia composta por estudantes, professores e profissionais que lotaram o auditório da escola, no primeiro dia da maratona de inovação. As ideias contemplam as áreas de tecnologia da informação, redes sociais, deslocamento urbano, indústria alimentícia e têxtil.

A Virada de Inovação é um evento que pretende estimular a criação de ideias inovadoras e o comportamento empreendedor entre os participantes. O principal objetivo do evento é mobilizar saberes de diversas áreas do conhecimento, a partir de uma perspectiva inovadora, para o desenvolvimento do profissional do século XXI. A iniciativa tem apoio do Sebrae-ES, da Insight Incubadora e do CEET Vasco Coutinho, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação Educação Profissional (Secti).

De acordo com o professor e organizador da Virada de Inovação, Wagner Braga, as 15 ideias apresentadas hoje durante a fase de seleção serão aperfeiçoadas. “Os autores das ideias e dos projetos selecionados vão passar por uma capacitação. Eles terão a tarefa de construir as bases de um modelo de negócios capaz de resistir aos desafios impostos pelo mercado. Eles vão construir um mapa chamado Canvas, um modelo de criação e desenvolvimento de negócios que segue regras e tem estruturas que tornam a ideia um projeto forte e robusto”, disse.

De acordo com a diretora do CEET Vasco Coutinho, Solange Maria Batista de Souza, logo após o processo de capacitação, começarão as consultorias e mentorias. “Durante todo o processo de maturação das ideias, teremos aqui profissionais especializados no desenvolvimento de projetos, com ampla experiência de mercado. Eles irão circular entre os grupos com a finalidade de orientar e esclarecer dúvidas dos participantes, além de provocá-los no sentido de verificar se as ideias estão seguindo o rumo certo”, afirma.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi, essas ações contribuem diretamente para tornar o Espírito Santo mais competitivo e inovador. “Nossos jovens têm grande capacidade de empreender. A Virada de Inovação permite que esses projetos recebam apoio e ganhem força necessária para sair do papel. Com isso, possibilitamos a descoberta de novos negócios, além de qualificação e geração de renda”.

Premiação
Após receberem consultorias e mentorias, os participantes apresentarão seus modelos, na tarde desta quarta-feira (20), para uma banca formada por professores e convidados. Serão selecionados cinco modelos finalistas, que terão a oportunidade de apresentar suas ideias para uma banca externa, que será composta por empresários e professores. A pessoa ou grupo responsável pela melhor ideia vai receber um tablet como prêmio.

Virada de Inovação
Data: 19 e 20 de abril, das 7h30 às 20 horas
Local: Auditório do CEET Vasco Coutinho
Endereço: Rua Luciano das Neves, S/N, Vila Velha