10/06/2020 16h12 - Atualizado em 10/06/2021 13h02

CEET Vasco Coutinho realiza entrega de atividades estudantis para alunos sem acesso à internet

Ao todo, 121 alunos não têm acesso à internet em casa.

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, tem 1.342 alunos matriculados e, desse total, 121 não têm acesso à internet em casa. Pensando nisso, a diretoria da escola técnica faz entregas das atividades estudantis na casa dos estudantes que se autodeclararam sem acesso à plataforma digital para acompanhar as aulas on-line. Os alunos também podem buscar as atividades na secretaria escolar do CEET.

A novidade teve início no dia 22 de maio, data da primeira vez que o Centro Técnico disponibilizou os materiais para estudo impressos para os alunos. Desde então, a ação já foi realizada duas vezes. A segunda aconteceu nessa segunda-feira (08) e a terceira já tem data marcada para o dia 19 deste mês.

“A ideia surgiu a partir de relatos de coordenadores sobre a dificuldade de alunos em acompanhar as aulas on-line. A partir disso levamos a sugestão à Gerência de Educação Profissional da Secti que abraçou a ideia. Depois montamos a logística para fazer as entregas. Carro, coordenador da ação, adaptação e separação das atividades impressas...Essa é uma forma de manter os nossos alunos nas aulas sem que ninguém seja prejudicado”, explicou a diretora do CEET Vasco Coutinho, Fabíola Silva Sant’Ana.

Para selecionar os 121 estudantes que não têm acesso à internet foi realizada uma pesquisa digital em que os alunos responderam um questionário sobre a dificuldade de acesso à internet em casa. Mas, como nem todos tinham acesso foi constatado quais cursistas não conseguiriam continuar os cursos a distância.  

Tatiane Oliveira Reis, de 19 anos, faz o curso técnico de Redes de Computadores e está no primeiro módulo. A estudante é uma das que recebem as atividades em casa. “Não possuo wi-fi em casa, por isso eu estava atrasada no curso. Não conseguia acessar o Portal do Aluno no site da escola para acompanhar as aulas. Agora, que estou recebendo todo o material em casa, não me sinto excluída e consigo acompanhar a turma. É uma ajuda para eu não desistir do curso e mostra que se importam com a gente”, disse a aluna.

Aulas a distância devido à pandemia da Covid-19

Devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, as aulas presenciais nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, foram suspensas. A decisão se refere ao Decreto 4597-R do dia 16 de março de 2020, que instituiu o Estado de Emergência em Saúde Pública decorrente da pandemia da doença.

Para os alunos não serem prejudicados, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), fundamentada na Lei 9394/96 (Art. 35, Inciso IV, Parágrafo 8°), definiu que os professores disponibilizassem atividades no Portal do Aluno e outras plataformas digitais.

A Secretaria também se baseia na Portaria do Ministério da Educação (MEC) 343, de 17 de março deste ano, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus e no Decreto 4606-R, de 21 de março de 2020, que institui regime emergencial de aulas não presenciais por um período de até 30 dias letivos, consecutivos ou não, especificamente para o ano letivo de 2020.

O CEET Vasco Coutinho oferece 12 cursos em andamento neste semestre, que são: Administração, Estética, Eventos, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e Televisão, Redes de Computadores e Comércio Exterior.

 

Texto: Samantha Nepomuceno

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site