05/12/2017 16h08 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

CEET Vasco Coutinho Realiza Desafio de Games para Alunos

Arte: Assessoria/Secti

O Ceet Game Jam acontece de 06 a 08 de dezembro

Os alunos do curso “Programação de Jogos Digitais”, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, serão desafiados pelos professores: eles terão que desenvolver novos jogos em apenas três dias! O Ceet Game Jam começa nesta quarta-feira (06) e termina na sexta-feira (08), na própria escola.

O evento faz parte do calendário anual do CEET e está em sua quinta edição. Este ano a novidade é que os participantes terão que criar jogos para smartphones com o tema divulgado na hora do evento. “Jogos para mobile são a grande tendência do mercado e para o desafio, de produção rápida, atende à expectativa”, explicou o professor e organizador do evento, Fabiano de Paula.

Fabiano ainda contou que o tempo médio para se desenvolver um jogo para celular é de um a três meses, mas os alunos serão desafiados a entregar um protótipo totalmente funcional pronto para ser jogado, mas não finalizado. “Nosso objetivo é desafiar os alunos em algo que sabemos que são capazes para que eles concluam o curso com um bom portfólio e prontos para atuar no mercado de trabalho. Esperamos que eles levem seus projetos para frente e os finalizem”, comentou o organizador.

Um dos alunos participantes é Yuri Rodrigues, de 28 anos. Ele está no último módulo do curso e forma ainda este mês. O jovem já está na torcida por um tema para o desafio. “Poderia ser aventura, porque o brasileiro gosta de algo intuitivo e com interação, principalmente nos jogos on-line. Aventura, drama, mistério e luta podem ser englobados em um só jogo. Seria um bom tema para desenvolver o jogo”, contou o estudante.

Ex-alunos do curso também podem participar do evento. Aproximadamente 30 pessoas são esperadas no Ceet Game Jam. A ideia é promover a interação dos alunos com os que já concluíram o curso e participaram das edições anteriores, para os estudantes terem noção de como é o mercado e adquirirem novas experiências.

Para o desafio os participantes serão divididos em grupos formados no início do evento que devem conter pelo menos um programador e um designer gráfico. No último dia do Ceet Game Jam os jogos produzidos serão disponibilizados no Google Play para o download de qualquer pessoa que tenha um celular Android.

“Estou muito ansioso com o evento. A gente esperou o curso inteiro por esse momento e os professores sempre nos incentivaram a ter um trabalho reconhecido. E o nosso jogo estar disponível para download é isso: reconhecimento! Vai ser muito bom porque será um feedback do público e uma forma do nosso grupo se destacar”, falou Yuri.

O curso “Programação de Jogos Digitais”, do CEET Vasco Coutinho, é composto por três módulos nos turnos diurnos, o que resulta em um ano e meio de estudos, e quatro módulos no turno noturno, que soma dois anos de aulas. Atualmente o curso possui aproximadamente 30 alunos e 14 (duas turmas) formam este mês.

O CEET Vasco Coutinho é uma escola estadual mantida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). “Fico muito feliz em ver a iniciativa das turmas de pôr em prática o aprendizado da sala de aula. Os cursos técnicos dos CEET’s estão conectados com o mercado profissional, por isso, aceleram a entrada do aluno no mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Vagas abertas

O curso técnico gratuito “Programação de Jogos Digitais”, do CEET Vasco Coutinho, está com vagas abertas. São 25 vagas com inscrições abertas até as 23h 59min desta quarta-feira (06). O processo seletivo é válido para a entrada no primeiro semestre de 2018, com início das aulas previsto para o dia 1º de fevereiro.

Para se inscrever no curso o interessado deve acessar o site www.selecaoaluno.es.gov.br e preencher corretamente os dados de inscrição. A lista de aprovados será divulgada no site da Secti (www.secti.es.gov.br) no dia 13 de dezembro.

Ceet Game Jam

Data: de quarta-feira (06) a sexta-feira (08);

Local: CEET Vasco Coutinho (R. Luciano das Neves, S/N - Vila Velha/ES)

Assessoria de comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br