27/06/2019 15h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h59

CEET Vasco Coutinho apresenta inovação e diversidade em Feira de Cursos

O evento faz parte do calendário pedagógico da unidade e apresentou trabalhos sobre o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de empreendedorismo inovador.

A Feira de Cursos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, reuniu cerca de cinco mil pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer projetos e trabalhos científicos relacionados à “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ao todo, 62 projetos foram expostos pelos 1.323 alunos envolvidos. Todos os 11 cursos oferecidos pelo CEET apresentaram projetos. Além de trabalharem no tema da “Semana C&T”, os participantes também focaram no empreendedorismo inovador.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel, visitou a feira e ficou impressionada com o trabalho desenvolvido pelos alunos. “Impressiona a capacidade de produção dos alunos e dos professores, principalmente os vários produtos voltados para o empreendedorismo. Fico feliz em ter a certeza de que a escola está investindo nesse tipo de mentalidade, que é o que nós esperamos”.

A secretária destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos centros de educação tecnológica para a economia do Espírito Santo. “Quando a gente fala em desenvolvimento econômico do Estado e em inovação, está embutida nesse conceito a questão do empreendedorismo. E grande parte do que eu pude observar no evento foram ações e resultados que podem gerar novos negócios. Eu realmente fiquei muito animada e entusiasmada”, comemorou Cristina Engel, que ainda apresentou a vontade de expandir a ação para o interior do Estado.

Para a diretora do CEET, Fabíola Sant’Ana, a Feira de Cursos é fundamental para a formação profissional dos estudantes. “Neste evento, o aluno concretiza todo o aprendizado em sala de aula e, na maioria das vezes, descobre o agente transformador que existe dentro de si. A capacidade de inovar, de concluir com excelência, é revelada a ele através do projeto que desenvolveu. Esse é o profissional que o mercado de trabalho exige e, através da Feira de Cursos, esse é o profissional que o aluno demonstra ser”, explicou.

Os trabalhos científicos

Um dos trabalhos apresentados na Feira foram os “Óculos de Realidade Virtual”, que apresentaram para os participantes as diferenças encontradas na sociedade. Os óculos foram desenvolvidos pelos alunos do curso de Informática da escola técnica. Fabrício Nandolfo Ramos, de 22 anos, foi um dos alunos que trabalhou para o desenvolvimento do projeto.

“A sociedade não retrata muito bem alguns nichos da população, por isso tivemos a ideia de montar um ambiente virtual que mostre as diferenças das pessoas. Quando o visitante colocava os óculos, ele se via em um museu composto por quadros e podia interagir com cada quadro. Quando o usuário olhava para um ícone no quadro, abria uma nova janela em que um texto explicava sobre aquele grupo de pessoas representados na arte”, contou.

O aluno falou também sobre a importância da inclusão social. “Queremos mostrar, principalmente para as crianças, como é importante trabalhar com a igualdade e não diferenciar as pessoas. Eu fui responsável, junto de colegas, de criar o ambiente virtual para que o usuário sentisse que realmente estivesse em um museu. Foi demais”.

Outro projeto que chamou a atenção foi a “Bicicleta de Bambu” desenvolvida pelos alunos do curso técnico de Administração. Edjane de Jesus Abranches, de 19 anos, está no segundo módulo do curso e foi uma das participantes do projeto. “Nosso grupo focou na inovação e na sustentabilidade, por isso decidimos usar o bambu na construção de uma bicicleta. Vimos que o bambu, quando tratado de forma correta, é tão resistente e forte quanto o ferro. Aguenta muito peso e é ecológico”, explicou.

O curso de Rádio e TV inovou apresentando uma história interativa com foco no meio ambiente. Os visitantes puderam assistir um vídeo, com direito a apresentação ao vivo, com duas alternativas de final, escolhido por votação. A votação aconteceu por meio da leitura de um QR Code desenvolvido pelos próprios alunos. Desta forma, os estudantes praticavam o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Karla Cristina Caldeira, de 17 anos, está no primeiro módulo de Rádio e TV foi uma das participantes do projeto. “Tivemos o primeiro semestre do ano para criar todo o projeto. Nos dividimos em grupos e cada um tinha uma função. Eu fui diretora geral do vídeo que gravamos sobre a vinda de jacarés para bairros da Grande Vitória. Ao todo, quatro vídeos foram gravados, cada um com dois finais, todos com o foco na sustentabilidade. Quisemos mostrar para os visitantes que existem alternativas para sermos mais sustentáveis em nosso dia a dia e de cuidar do nosso meio ambiente. Foi maravilhoso trabalhar nesse projeto, uma oportunidade incrível”, disse.

Oportunidades

O CEET Vasco Coutinho está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de ingresso de novos alunos para o segundo semestre deste ano. São 505 vagas em 10 opções de cursos técnicos gratuitos. Mais informações: https://secti.es.gov.br/Not%C3%ADcia/secti-lanca-edital-de-cursos-tecnicos-gratuitos-com-novidade-no-vasco-coutinho

Assessoria de Comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br