13/11/2017 11h25 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

Cariacica recepciona dois eventos do Projeto OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

Os moradores de Padre Gabriel, em Cariacica, participaram da primeira aula do OportunidadES, e moradores que já finalizaram os cursos na cidade receberam os certificados do projeto

A tarde da última sexta-feira (10) foi animada para os moradores do bairro Padre Gabriel, em Cariacica. Aconteceu a aula inaugural do Projeto OportunidadES, para aproximadamente 300 pessoas. Essa é a segunda vez que o projeto oferta cursos de qualificação profissional gratuitos aos moradores da região.

No bairro foram oferecidas 300 vagas para nove opções de cursos. Decoração de Festas, Doces para Festas, Maquiagem, Cuidador de Idosos, Panificação, Porteiro e Auxiliar de Logística e Produção foram algumas opções disponíveis no bairro. Ao todo 913 pessoas se inscreveram nos cursos, que terão duração de 40 horas e serão ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

No final das aulas aqueles que concluírem os cursos receberão os diplomas das novas profissões emitidos pelo CEET. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Invocação e Qualificação Profissional (Secti), Vandinho Leite, participou do evento de boas-vindas aos novos alunos e explicou a todos o que é o projeto. “Queremos alcançar o máximo de cidadãos capixabas com o OportunidadES para levar a eles o benefício da qualificação profissional totalmente gratuita e a chance de mudar de vida. Trabalhamos para gerar renda e favorecer a população com alternativas para driblar a crise econômica”, destacou.

Também na última sexta-feira o OportunidadES realizou a cerimônia de formatura para os 358 formandos dos 16 cursos oferecidos a todos os moradores de Cariacica. Essa foi a segunda vez que o projeto qualificou gratuitamente os moradores de toda cidade. Mais de 500 pessoas participaram da cerimônia, que aconteceu no bairro Campo Grande.

O senhor Artelino Feleti Junior, de 47 anos, foi um dos formandos da cidade. Ele concluiu o quarto curso pelo OportunidadES. Já possui os certificados de Power Point, Excel, Informática Básica e recebeu na sexta-feira o de Instalador de Redes de Computadores. “Eu moro no bairro São Geraldo, pertinho da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda, onde aconteceram as aulas dessa e da outra oferta de cursos para todos os moradores da cidade. Os outros cursos eu fiz no bairro Rosa da Penha. Voltei a estudar porque fui afastado do meu emprego de motorista de ônibus por questões de doença, e decidi a partir disso me qualificar para ser reinserido no mercado de trabalho”, comentou animado o formando.

Administração de Estoque e Armazenamento, Balconista de Farmácia, Design de Sobrancelhas, Maquiador de Festas, Almoxarife, Porteiro, Unhas Decorativas, Cuidador de Idosos, Recepcionista e Organização de Eventos foram alguns dos cursos ofertados no bairro.

O secretário da Secti parabenizou os alunos pela conquista e agradeceu a todos os envolvidos. Vandinho Leite falou sobre a felicidade que é formar diversas turmas do OportunidadES: “O nosso objetivo inicial, de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho, está sendo alcançado. Sempre ouço belas histórias de que algumas pessoas que fizeram os cursos estão pondo em prática o que aprenderam nos cursos do projeto e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: Trazer uma nova chance para a população do Estado, ” destacou o secretário.

O Projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e já ofertou mais de 60 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos presenciais e a distância para a população capixaba.

Assessoria de comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br