12/02/2019 16h42 - Atualizado em 10/06/2021 12h54

Canal no Youtube do Epicentro terá vídeoaulas para empreendedores

Foto: Ascom/Secti

O canal de informação faz parte do plano de trabalho da Secti para 2019

Uma das metas da Secti para este ano é fomentar o empreendedorismo inovador no Estado, por meio do primeiro hub público capixaba, o Epicentro. Para isso, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) iniciou o projeto de criação de um canal no Youtube com vídeoaulas para capacitar empreendedores, startups, servidores e pessoas ligadas ao meio da inovação capixaba que pretendem ter seu negócio, com temas relevantes da área.

As gravações de duas vídeoaulas com os temas: “Mindset de Crescimento Para Pessoas de Sucesso”; e “Liderança: Os Principais Papéis de Um Líder” aconteceram na última sexta-feira (8). As vídeoaulas serão disponibilizadas até o final do mês de fevereiro em um canal no Youtube com o nome “Epicentro”.

“A proposta é criar o canal com vídeoaulas para oferecer capacitação de forma on-line e gratuita para que as pessoas que não puderem participar dos eventos realizados aqui no hub, terem a alternativa de assistir as palestras, workshops, oficinas, entre outros, na palma da mão. Queremos popularizar o empreendedorismo inovador e alcançar um número cada vez maior de capixabas para fomentar a inovação e a competitividade no Estado”, explicou a subgerente de Inovação da Secti, Michele Rudio.

A maneira como pensamos é chamado atualmente de Mindset e esse foi o tema da vídeoaula gravada pela Coach de Inteligência Emocional, praticante do PNL e reprogramadora mental, Rally Câmara, que explicou por que esse tema é importante para o público alvo do hub: “O mindset é o pensamento voltado para o sucesso. Para mudar o modo de pensar de um pensamento fixo, que pode ser um pensamento de fracasso, para um pensamento de crescimento, é necessário a mudança do mindset, com foco aonde você quer chegar no futuro”, destacou a coach.

Rally Câmara ainda falou no vídeo sobre o principal motivo de muitos empresários, quando iniciam suas empresas, não conseguirem as manter no mercado. “O fracasso pode estar ligado a falência e outros motivos, mas esses motivos são causados por um só: a falta de inteligência emocional para lidar com as adversidades! Muitas vezes o empreendedor não consegue gerenciar suas próprias emoções diante dos problemas. Por isso, esse é um tema apropriado para que eles consigam entender suas próprias emoções, gerenciá-las e mudar o pensamento a respeito de todo processo que ele está vivenciando”, disse.

O outro tema abordado na gravação foi sobre liderança que ficou nas mãos do psicólogo, mestre em administração, treinador comportamental e coach de líderes, Peter Noronha. Ele usou sua história de vida para incentivar os espectadores a seguirem com o próprio negócio. “Eu venho de uma família muito humilde com uma mentalidade de escassez e, ao longo da vida, eu tive que quebrar essas barreiras e limitações. Hoje eu consigo contar essa história de superação para outras pessoas e compartilhar as técnicas, métodos que são comprovados cientificamente que fazem as pessoas se destacarem de outras e que consigam executar os planos que elas têm na mente”, afirmou.

Noronha explicou como alcançar a realização desses projetos. “Acredito que para você ser um empreendedor, você tem que ter uma forma de pensar diferenciada por conta de o mercado ser muito competitivo. Ser um líder é ser aquela pessoa que tem influência, que consegue chegar na frente, trazer e inspirar outras pessoas para o mesmo sonho que ele tem. E é uma habilidade que pode ser desenvolvida”, contou.

O Epicentro

O Epicentro é um centro de inovação colaborativa multissetorial entre Governo, iniciativa privada, terceiro setor, academia, investidores, Sistema S e a comunidade. O espaço é um hub de inovação que atuará como um elo entre as empresas de solução tecnológica, startups e empreendedores com instituições de fomento à inovação.

O centro é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) com o Banco de desenvolvimento do Estado (Bandes), Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A ideia é estabelecer uma plataforma de inovação que se conecta entre si, ajudando startups e empreendedores a alavancar seus negócios conectando-as com grandes empresas.

Texto: Samantha Nepomuceno

Colaboração: Sara Amorim e Kamilli Rampinelli