18/10/2019 11h14 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Cadeia produtiva do Turismo do Espírito Santo vai receber qualificação

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (17), o Programa Qualifica ES Turismo, que vai promover a qualificação de mais de 1.700 profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo no Espírito Santo, além de parte da corporação da Polícia Militar. O lançamento do programa aconteceu na região da Ilha das Caieiras, em Vitória, que foi reconhecida em lei sancionada na solenidade pelo governador Renato Casagrande, como “patrimônio gastronômico e cultural imaterial” do Estado.

Na mesma ocasião, foi realizada a primeira aula presencial da terceira oferta do Programa Qualificar ES, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). A aula foi ministrada na Praça da Ilha das Caieiras aos novos estudantes dos cursos ofertados na região da Grande São Pedro. Ao todo, foram disponibilizadas 445 vagas em cursos abertos a toda a comunidade e, também, cursos específicos às mulheres, por meio do Qualificar ES Mulher.

“Nós sabemos que dar oportunidade e qualificar as pessoas é passaporte para que ela possa conseguir um emprego. Sem qualificação as pessoas têm menos oportunidade. Estamos investindo muito em regiões que mais necessitam, como aqui na Ilha das Caieiras, onde estamos ofertando mais de 500 vagas. É um trabalho para atender as pessoas que buscam uma qualificação”, afirmou o governador.

Casagrande lembrou que a concentração de riqueza é um dos principais problemas do Brasil, mas apontou uma solução para interromper esse ciclo. “Quanto mais qualificação ofertamos, mais oportunidades as pessoas terão e assim teremos mais chances de distribuir essa riqueza. Vamos ofertar quase 200 mil vagas em quatro anos. Buscamos fazer um programa de larga escala para atender muitos capixabas, pois o Espirito Santo precisa sair na frente na mão de obra qualificada”, reforçou.

Turismo

As aulas do Qualifica ES Turismo serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e vão acontecer nos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo do programa é qualificar o atendimento ao turista que visita nosso Estado. São três oficinas oferecidas: “Bem receber o Turista” e “Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo”, dirigidas aos profissionais da área; e “Inglês Instrumental”, dirigido aos militares.

“Estamos oportunizando aos prestadores de serviços, empreendedores e policiais militares este momento de qualificação, valorizando o setor e preparando nosso Estado para bem receber a todos em todas as regiões turísticas do Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

Dentro do programa Qualifica ES Turismo, policiais militares têm acesso às aulas de Inglês Instrumental. A primeira turma já está finalizando a capacitação, que tem como conteúdo saudações e apresentações, orientação de localização, itinerário, atrações turísticas específicas dos municípios para bem orientar os turistas.

“Por meio de nosso contrato com o Senac estamos trazendo para o programa os policiais militares para terem acesso a esta capacitação, já que eles são naturalmente procurados para auxiliar visitantes e turistas”, explicou o secretário Dorval Uliana. Além dos policiais que já estão concluindo a formação, esta semana Afondo Cláudio e Ibatiba já iniciaram os cursos. Também já estão agendadas em Brejetuba, Domingos Martins, Ibitirama, Iúna, Marechal Floriano, Vila Velha, Guarapari e Venda Nova do Imigrante.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Gerência de Gestão do Turismo da Setur pelo telefone (27) 3636-8010.

Qualificação

A subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, também deu as boas-vindas aos ingressantes. Para ela, a qualificação profissional é diferencial para conquistar espaço no mundo do trabalho hoje: “No atual momento, a qualificação é central para o sucesso na trajetória profissional. O aluno deve abraçar essa oportunidade, se esforçar e aproveitar cada momento de aprendizado com o professor durante a realização do curso. Nossos cursos qualificam tanto para a atuação nos postos de trabalho quanto para a geração de renda por meio do empreendedorismo”, disse.

Na aula, os alunos assistiram à palestra “Gerando Renda e Conquistando Seu Espaço no Mundo do Trabalho”, apresentada pelo professor Aizio Carlos da Silva Machado.

A ingressante no curso de Doces e Confeitaria, Dayane Zibel, 27 anos, está desempregada há cerca de 3 anos. Para gerar renda, ela faz bolos para vender, mas sente necessidade de aprender técnicas profissionais para sua produção e, por isso, decidiu se inscrever no curso do Qualificar ES.

“Eu quero fazer o curso para aprender técnicas de produção de doces e bolos, pois pretendo abrir meu próprio negócio. Embora eu já trabalhe de forma autônoma com a venda de bolos, quero me especializar para poder oferecer meu serviço para eventos, como festas, por exemplo “, explicou.

As próximas aulas de lançamento, voltadas aos estudantes dos cursos presenciais de outros municípios, acontecem nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21), nos polos de ensino específicos de cada curso.

O Qualificar ES busca promover a qualificação profissional do cidadão capixaba por meio de cursos profissionalizantes gratuitos, nas modalidades presencial, semipresencial e on-line, com foco no empreendedorismo, na inovação e na empregabilidade. A meta da Secti é oferecer 170 mil vagas até 2022.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 (27) 99805.1308
imprensa@turismo.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site