11/04/2017 17h23 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

BOAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL

Foi apresentado nesta última quinta-feira (06), o “Projeto Boas Práticas para o Consumo Consciente e Sustentável”, pelo Diretor da Instituição Professor Jose Natalino Gardi e pela Professora Doutora Rafaela Borge Loureiro, da área de Saúde Coletiva/Epidemiologia, autora do projeto, no CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O projeto alia teorias, práticas, legislações e questões sociais, políticas estruturais e ambientais. Prevê a implantação de boas práticas, em nível individual e coletivo, para o consumo sustentável, principalmente de recursos hídricos, energéticos, manejo de resíduos e biodiversidade, com ações de Saúde e de Segurança Ocupacional (SSO), visando tornar a escola um centro de referência.

Desde o ano de 2008, a escola vem desenvolvendo vários projetos que visam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. E diante do sucesso dessas práticas adotadas por alunos e professores ao longo dos anos, o CEET decidiu juntar todas essas ações de sustentabilidade em um macroprojeto, denominado de “Boas Práticas”. Esse programa prevê a retomada de vários projetos antigos da escola, como a horta sustentável, a captação de água da chuva e dos aparelhos de ar condicionado, a pedalada sustentável e o plantio de mudas nas nascentes próximas aos rios da região da escola.

O objetivo desse projeto é identificar as medidas de consumo sustentável em nível individual e coletivo para reduzir a quantidade de resíduos produzidos, proporcionar atitudes sustentáveis com a instituição de programas de reciclagem e fornecimento de resíduos para usinas que transformam biomassa em energia, visando a preservação do meio ambiente e a diminuição dos custos. “O projeto é desenvolvido pelos alunos juntamente com toda a comunidade escolar e tem sido voltado para a racionalidade de recursos de todas as naturezas - financeiros, humanos, físicos, materiais e, como não poderia deixar de ser, exprimindo, através de ações, nosso mais profundo respeito ao meio ambiente”, afirma José Natalino, diretor da Instituição.

O “Projeto Boas Práticas para o Consumo Consciente e Sustentável”, está sendo desenvolvido no CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva e prevê a implantação de boas práticas, em nível individual e coletivo, para o consumo sustentável e a preservação do meio ambiente.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site