Bandes e Secti lançam o hub “Epicentro”: um espaço de inovação capixaba
O Epicentro possui um comitê gestor com representantes de todos os órgãos públicos signatários para tomada de todas as decisões inerentes ao hub
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou nesta quinta-feira (06), um centro de inovação colaborativa multissetorial entre Governo, iniciativa privada, terceiro setor, academia, investidores, Sistema S e a comunidade. O espaço, denominado “Epicentro”, é um hub de Inovação que atuará como um elo entre as empresas de solução tecnológica, startups e empreendedores com instituições de fomento à inovação.
O nome de batismo do hub, “Epicentro”, remete ao significado da palavra, ou seja, o início de um abalo sísmico, onde se inicia um movimento de transformação. A escolha é uma provocação ao impacto que o projeto terá no ambiente de inovação do Espírito Santo, como um projeto colaborativo, aberto e conectado com o ecossistema e demandas externas.
O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca a importância do espaço para o ambiente de negócios capixaba. “Estamos criando um ambiente propício ao fomento à inovação, gerar novos negócios, abrir novas possibilidades para a economia capixaba com projetos de alto valor agregado”, destaca Natal.
A ação é realizada em conjunto entre o Bandes e Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O trabalho faz parte do termo de cooperação para a implantação e gestão do Laboratório de Inovação do Governo do Espírito Santo (Lab.ES).
"Sem duvida o lançamento do Epicentro é um marco para a inovação capixaba. O Governo do Estado acredita na necessidade de formar espaços inovadores, já que é a partir de ambientes como o Epicentro, que são geradas conexões com empreendedores que possam gerar novos negócios e fomentar cada vez mais a inovação e a competitividade no Estado", comentou a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão.
Modelo descentralizado de gestão
O Epicentro possui um comitê gestor com representantes de todos os órgãos públicos signatários para tomada de todas as decisões inerentes ao Epicentro. Além de membros do comitê, o Epicentro conta com uma série de parceiros estratégicos que apoiam, suportam e participam ativamente das ações (instituições de ensino superior, Findes, Sebrae, associações, empresas, investidores, Tecvitória e outros habitats de inovação).
O edital para a ocupação do espaço será formulado pelo comitê gestor do Epicentro. A ideia é estabelecer uma plataforma de inovação que se conecta entre si, ajudando startups a alavancar seus negócios conectando-as com grandes empresas.
Espaço compartilhado
O Bandes disponibilizou o primeiro andar do seu edifício para o funcionamento do hub. O atual espaço do Epicentro deve executar os programas e ações acordadas entre os parceiros no Plano de Trabalho de 2019. Meetups, oficinas, reuniões, seminários de investimento, fomento à cultura e empreendedorismo estão na agenda de atividades. Também estão previstos programas de maior duração, como incubações temporárias de startups, apoio a fintechs e GovTechs, além da abertura do espaço para agendamentos e encontros do ecossistema e parceiros.
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Wilson Igreja Campos
Tel.: (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br
Texto
Assessoria de Comunicação Social do Bandes