12/06/2018 10h14 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

Baixo Guandu é contemplado com cursos semipresenciais do OportunidadES

Arte: Assessoria/Secti

Essa é a primeira oferta de cursos na modalidade para o interior do Estado

A secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do projeto OportunidadES, está com 200 vagas abertas para cursos semipresenciais pela primeira vez no interior do Estado. Os profissionais da educação de Baixo Guandu já podem se inscrever em um dos dois cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do projeto.

“A meta de 2018 é oferecer 80 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e online, e alcançar cada vez mais capixabas. Com as ofertas desta semana já somamos mais de 70 mil vagas ofertadas. Já faz tempo que estudamos a possibilidade de levar os cursos semipresenciais para o interior, e Baixo Guandu será o primeiro de muitos municípios,” comentou a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão.

As inscrições podem ser feitas a partir dessa terça (12) até o dia 24 de junho exclusivamente no site www.oportunidades.es.gov.br. A oferta abrange dois cursos: “Informática na Educação: Novas Mídias” e “Educação Especial e Inclusiva”, ambos com 100 vagas. De acordo com o edital, para se inscrever o candidato deverá ter licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência. Também poderão ser aceitos diplomas de bacharelado ou de tecnólogo, desde que seja comprovado um ano de docência. Leia o edital aqui.

No ato da inscrição, o candidato deverá postar, obrigatoriamente, em arquivos individuais para cada documento solicitado, no formato PDF ou JPEG, os seguintes documentos digitalizados:

1. Carteira de Identidade, ou documento similar com foto, frente e verso (obrigatório).
  2. Diploma de Graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo) (frente e verso) ou declaração de colação de grau, com data válida, em Instituição reconhecida pelo MEC (obrigatório).
  3. Comprovação de 1 (um) ano de docência para os que possuem diploma de Bacharelado ou de tecnólogo, sendo tal comprovação dispensada caso o candidato tenha Diploma de Licenciatura.

Os cursos semipresenciais contarão com três aulas presenciais, com duração de quatro horas em cada, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, no Centro da cidade. Os encontros serão aos sábados, no turno matutino para o curso “Educação Especial e Inclusiva” e no vespertino para os classificados em “Informática na Educação: Novas Mídias”.

A seleção será por ordem de inscrição e o resultado será divulgado no site do projeto no dia 03 de julho.

Cada curso terá o total de 200 horas divididas em 188 horas a distância e 12 horas presenciais. As aulas a distância serão realizadas pela plataforma on-line do OportunidadES, da mesma forma dos cursos EAD que o projeto oferece.

Cada aluno terá um login (e-mail de cadastro) e uma senha padrão para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do OportunidadES, e poderá assistir às aulas no computador, no tablet e no celular em qualquer horário do dia. A senha deverá ser alterada após o primeiro acesso pelo próprio aluno.

O aluno que concluir o curso com 60% de aproveitamento receberá o certificado de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada emitido pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808