29/09/2017 17h59 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Bairro Itacibá, em Cariacica, iniciou as aulas do OportunidadES

Foto Assessoria/Secti

Ao todo, 1.311 pessoas se inscreveram para os cursos de qualificação profissional gratuitos

Classificados do OportunidadES em Itacibá, Cariacica, comemoraram o início das aulas dos cursos de qualificação profissional gratuitos. Aproximadamente 300 moradores da região participaram do evento de boas-vindas na noite dessa quinta-feira (28) e iniciaram os cursos gratuitos para aprender novas profissões como porteiro, confeiteiro, decorador de festas, cuidador infantil, entre outras.

Sayonara Barreto Marques, de 28 anos, está desempregada há três anos e participou da aula inaugural. Vai começar o curso de almoxarife para ter uma qualificação e conseguir um emprego formal. “Essa é uma área que gosto e com o curso acredito que vou consegui emprego como almoxarife. Estou muito animada para começar a estudar”, contou a aluna.

A aula inaugural dos dez cursos ofertados aconteceu na Associação de Moradores de Itacibá. As próximas aulas acontecem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Penedo, no próprio bairro. Os cursos são presenciais com duração de 40 horas e serão ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A instituição também entregará os certificados aos alunos pela conclusão dos cursos. Ao todo, 1.311 pessoas se inscreveram nesta edição.

“O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário Vandinho Leite, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da (Secti) – e em apenas quatro meses alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. O projeto já ofertou aproximadamente 60 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 6 mil vagas presenciais.

Foram pré-requisitos para concorrer às 300 vagas ter idade superior a 16 anos e residir no bairro ou cidade onde o curso está sendo ofertado. A seleção foi feita por ordem de inscrição.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Texto

Inayá Borges Selvatice

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site