16/08/2017 12h22 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Aulas do OportunidadES iniciam na Glória

Foto: Assessoria de Comunicação/Secti

2.732 pessoas se inscreveram na segunda oferta dos cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo projeto

 

Mais de 400 pessoas participaram da aula inaugural dos cursos de qualificação profissional gratuitos do OportunidadES ofertados na Glória, em Vila Velha, na noite desta terça-feira (15). O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Mais de 2 mil moradores da região se inscreveram em um dos 16 cursos ofertados pela segunda vez na região. Ao todo 510 vagas foram oferecidas. Os classificados puderam escolher entre diversas opções de cursos como: Decoração de Vitrines, Camareira, Garçom, Informática Básica, entre outros. Os mais procurados foram os cursos de Recepcionista, Porteiro e Panificação, sendo o de Maquiador com o maior número de inscritos, totalizando 503 inscrições.

 O secretário da Secti, Vandinho Leite, marcou presença na primeira aula e apresentou aos futuros alunos o que é o OportunidadES. “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda, e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, explicou o secretário.

O engenheiro Sérgio Augusto Azevedo Santos, de 55 anos, está desempregado e se inscreveu para o curso de Gestor de Condomínio. Ele contou que se interessou pelo curso por ser o síndico do edifício que mora e acredita que com o curso poderá levar novos conhecimentos ao trabalho que exerce no condomínio. “Com o curso pretendo melhorar a administração do edifício que sou síndico, otimizando gastos e diminuindo despesas. É uma oportunidade que acredito que será útil para o meu trabalho no condomínio e quem sabe com a nova profissão eu possa atuar em empresas de administração de condomínios e retornar para o mercado,” falou Sérgio.

Aulas

Ao final dos cursos todos os estudantes serão certificados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET).

A partir da aula inaugural, as demais serão realizadas na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Naydes Brandão, conforme a tabela abaixo:

 

UMEF NAYDES BRANDÃO                       

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

PANIFICAÇÃO

40h

SEG-QUA

NOITE

30

PREPARAÇÃO DE COFFEE BREAK

40h

TER-QUI

NOITE

30

INFORMÁTICA BÁSICA

40h

SEG-QUA

NOITE

30

INFORMÁTICA BÁSICA

40h

TER-QUI

NOITE

30

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

40h

SEG-QUA

NOITE

30

VENDEDOR

40h

TER-QUI

NOITE

30

MAQUIADOR

40h

SEG-QUA

NOITE

30

DESENHISTA DE MODA

40h

TER-QUI

NOITE

30

PORTEIRO

40h

SEG-QUA

NOITE

30

RECEPCIONISTA

40h

TER-QUI

NOITE

30

CAMAREIRA

40h

SEG-QUA

NOITE

30

CUIDADOR DE IDOSOS

40h

TER-QUI

NOITE

30

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS

40h

SEG-QUA

NOITE

30

GESTOR DE CONDOMINIO

40h

TER-QUI

NOITE

30

INGLÊS BÁSICO

40h

SEG-QUA

NOITE

30

GARÇOM

40h

TER-QUI

NOITE

30

DECORAÇÃO DE VITRINES

40h

SEG-QUA

NOITE

30

TOTAL DE VAGAS

510

 

 

 

Seleção

Foram pré-requisitos para se inscrever no OportunidadES no bairro Glória ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso está sendo oferecido. A classificação foi feita por meio de ordem de inscrição e preenchimento correto dos dados.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Inayá Borges Selvatice

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site