14/06/2017 16h40 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Aula inaugural dos cursos do projeto Oportunidades acontece em Viana

Com opções modernas e inovadoras, os cursos presenciais do projeto OportunidadES no município de Viana fizeram sucesso. Foram quase 5 mil inscrições para 570 vagas.

A aula inaugural aconteceu na última terça-feira (13), na praça Expedicionário Jerônimo Leite, que ficou lotada com a presença de autoridades, classificados para os cursos e familiares. As próximas aulas serão realizadas no Centro de Qualificação Profissional de Viana.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung destacou que o OportunidadES é uma nova política de Estado em terras capixabas. "Agarrem com as duas mãos este espaço de aprendizado que é o OportunidadES. Neste momento de crise, utilizem esse período desafiador que o país vivência, para avançar na qualificação e ganhar em termos de conhecimento e ação. Assim, vocês estarão melhor posicionados para as oportunidades pós crise", destacou o governador Paulo Hartung.

No município, os cinco cursos mais buscados pelos vianenses foram de informática e documento para escritório, confeitaria básica, informática básica, almoxarife e doces finos para festa. “Estamos trazendo opções modernas para que a população possa se qualificar e atuar no trabalho informal, empreender e assim gerar renda”, destaca Vandinho Leite, secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Desenvolvimento

O OportunidadES desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secti, com didática e professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, escola técnica da secretaria. Os cursos na região de Viana compõem uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Viana (PMV), através do Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar.

O prefeito municipal de Viana, Gilson Daniel, também se pronunciou durante a aula inaugural e destacou que o projeto chegou no momento certo. “Conseguimos ampliar os nossos cursos e as oportunidades para a população. Por meio do OportunidadES e do Gerar estamos fazendo um belo trabalho, gerando maneiras para que as pessoas tenham qualificação e novas formas de geração de renda”

Novas oportunidades

Àqueles que não conseguiram se classificar para estudar nos cursos em Viana, podem se inscrever no site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) em uma das opções de cursos Online, que contam com inscrições abertas até o dia 25 de junho. Estas qualificações são para todos os moradores do Espírito Santo que possuem a partir de 16 anos de idade.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800/ (27) 98817 4954/ (27) 99722-6289