21/02/2018 16h47 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

Aula inaugural do OportunidadES no bairro São Pedro, em Vitória

Foto: Assessoria/Secti

Aproximadamente 350 pessoas participaram da aula inaugural do Projeto OportunidadES, na noite dessa terça-feira (20), no bairro São Pedro, em Vitória. O evento deu boas-vindas aos novos alunos da região, na oferta que somou 1.905 inscritos.

Entre os participantes estava o aluno Edmilson Soares Kuster, de 54 anos, que foi classificado para o curso de Auxiliar de Estoque e Armazenamento. Ele é ex-motorista de ônibus e contou que está sem trabalhar há 10 anos por causa de um problema na coluna. Agora ele quer voltar ao mercado e viu no projeto uma oportunidade de tentar algo em outra área.

“Já fiz o curso de logística e estou aqui novamente para um maior aperfeiçoamento e quem sabe futuramente fazer um curso técnico. Os cursos que o projeto oferece são uma porta de entrada para uma maior qualificação, basta cada um buscar esse aprofundamento”, disse Edmilson.

A oferta disponibilizou 315 vagas em 12 opções de cursos. A área mais procurada pelos moradores foi a de Porteiro, com 309 inscritos. Design de Sobrancelhas e Auxiliar de Secretaria também tiveram grande número de inscritos.

Todos os cursos são presencias com carga horária de 40 horas. As aulas serão ministradas por professores do Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, escola desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar à população a possibilidade de ter uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Em 2017, o OportunidadES finalizou o calendário letivo com o total de 68.113 vagas oferecidas gratuitamente à população capixaba, nas modalidades presencial e a distância, o que ultrapassou a meta estabelecida para o ano, de oferecer 40 mil vagas.

O projeto esteve em 47 bairros da Grande Vitória com aulas presenciais e a meta de 2018 é ofertar 80 mil vagas e levar o projeto presencial a 60 bairros.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Robson Junior

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site