30/10/2015 13h40 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Anuário apresenta as 200 maiores empresas do Espírito Santo

O Anuário IEL 200 Maiores Empresas no Espírito Santo 2015 foi oficialmente lançado na noite desta quinta-feira (29), em evento realizado no Itamaraty Hall. A publicação, que está na 19ª edição, traz informações sobre os setores produtivos mais importantes do Estado; artigos escritos por especialistas das mais diversas áreas; um caderno elaborado pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), além do ranking das 200 maiores empresas no Espírito Santo pela receita operacional bruta e o ranking das maiores empresas por setor. O lançamento contou com a participação do governador Paulo Hartung e outras autoridades locais.

Na opinião do governador Paulo Hartung, este anuário traz uma radiografia importante da nossa economia. "Nossa equipe de governo tem muito orgulho das nossas empresas e do trabalho que elas realizam em todo o Estado. Essa radiografia é sempre importante para revisitarmos tanto nossos pontos fortes do ambiente de negócios, quanto nossas deficiências a serem superadas. E é sempre uma reflexão positiva para todos nós".

O governador ressaltou ainda a importância do sistema de incentivos para o crescimento das empresas implantado no Espírito Santo. "Há alguns anos tiramos juntos o Estado de uma situação delicadíssima, e agora precisamos ter toda atenção para que o Espírito Santo não flerte com aqueles momentos. É importante fazermos uma reflexão sobre nosso sistema de incentivo. O Invest-ES e o Compete-ES são os melhores sistemas de incentivos montados no nosso país, os mais transparentes. Neste ambiente, eu faço uma reflexão: se os Governos Estaduais não traçarem uma política de atração de investimento agressiva os investimentos serão concentrados apenas em um Estado. Por isso é importante não cruzarmos os braços diante dos ataques que vêm acontecendo ao nosso Estado nos últimos anos. Dificultar a vida das empresas impede a geração de oportunidades e empregos em terras capixabas", finalizou.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o anuário está com 19 anos e é uma ferramenta consolidada e uma fonte de informação positiva para o Brasil. "Lançamos esta edição em um momento de crise no País, mas fechamos a produção física industrial com 13% contra 9% do Brasil. Isso devemos ao trabalho que foi iniciado pelo governador Paulo Hartung em 2003. As empresas do anuário são responsáveis pelo crescimento da nossa indústria. Entre essas 200 maiores, a média de crescimento dessas empresas é de 9,6%", reforçou.

Novidades na premiação

"É com muito orgulho que chegamos à 19ª edição do Anuário IEL 200 Maiores Empresas mostrando a robustez daquelas empresas que, sozinhas, representam mais de 80% do PIB (Produto Interno Bruto) do Espírito Santo", afirmou o superintendente do IEL-ES, Fabio Dias.

    Neste ano, além das premiações tradicionais, divididas por porte e setor, o evento contou com uma novidade: o Prêmio IEL ABRH, que apresentou as melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo. As empresas consideradas melhores para se trabalhar no Espírito Santo foram Politintas, como média empresa, e Morar Construtora, como grande empresa.

A nova premiação, promovida pelo IEL-ES e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), tem o objetivo de reconhecer as organizações que possuem práticas de excelência em gestão de pessoas e relação com seus empregados.

O Anuário IEL 200 Maiores Empresas no Espírito Santo 2015 traz, ainda, os destaques eleitos por um público representativo e formador de opinião: os vencedores nas categorias Empresário Destaque, Empresa Destaque e Executivo Destaque.

Confira todas as categorias:
De acordo com a receita operacional bruta, foram premiadas as maiores empresas dos segmentos:
- Indústria de alimentos - Garoto
- Atendimento hospitalar - Aebes
- Indústria da construção - Lorenge
- Empresa comércio atacadista – Petrobras Distribuidora
- Comércio varejista - Hortifruti
- Empresa concessionária de veículos - Kurumá
- Empresa de serviços financeiros e seguros - Banestes
- Empresa de importação e exportação – Cisa Trading
- Empresa de transporte – Vix Logística

Ainda dentro das premiações, foram apresentadas:

- a maior empresa privada com controle de capital capixaba, de acordo com a receita operacional líquida – Cisa Trading
- o maior grupo empresarial capixaba, segundo o patrimônio líquido - Incospal
- a melhor empresa do ranking, segundo seu desempenho econômico – Espaço Tecnologia e Serviços
- a primeira empresa no ranking geral, de acordo com a receita operacional bruta - Petrobras
- e o Prêmio IEL em Gestão Empresarial – Totvs Espírito Santo
Prêmio IEL ABRH – Politintas – média empresa e Morar Construtora - grande empresa
Executivo que mais se destacou em 2015– Ricardo Vescovi – presidente da Samarco
Empresa que mais se destacou em 2015 – Grupo Wine
Empresário destaque de 2015 – Rogério Salume – Grupo Wine

O Anuário está disponível em plataformas digitais e na versão bilíngue no site: www.iel-es.org.br.

Informações à imprensa:

Fabíola Zardini
(27) 3636-9708 / 9 9942 9537
fabiola.ribeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães
(27) 3636-9707 / 9 8817 4824
marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site