06/11/2019 18h00 - Atualizado em 10/06/2021 13h01

Alunos expõem projetos de miniempresas em feira de empreendedorismo do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), recebeu aproximadamente dois mil visitantes.

A quarta edição da Feira de Empreendedorismo do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, foi realizada na última sexta-feira (01), no Centro Comunitário de João Neiva. Com participação de 79 alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Administração, Mecânica e Segurança do Trabalho foram expostos 19 projetos de miniempresas.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), recebeu aproximadamente dois mil visitantes. A iniciativa incentiva o espírito empreendedor dos alunos, além de proporcionar experiências cotidianas da rotina de empreendedores, como a resolução de problemas, a identificação de oportunidades, o atendimento a demandas, a construção de modelos de negócios e o passo a passo para abertura de pequenas e médias empresas.

Para a diretora do CEET Talmo Luiz Silva, Daniela Caniçali, a experiência desenvolve as habilidades empreendedoras necessárias aos estudantes para atuação profissional. “Empreender é uma das soluções para gerar renda. A Feira tem o propósito de oferecer, na prática, a experiência de abrir um negócio desde a fase inicial, da escolha do produto, até o plano de negócio. No futuro, ao empreender, eles terão conhecimento para maior garantia de sucesso”.

A gerente de educação profissional da Secti, Renata Resstel, ressaltou a importância de incentivar o empreendedorismo nos alunos no atual quadro do trabalho brasileiro. "É um momento para desenvolver, nos alunos, a habilidade de empreender, de preparar seu próprio negócio com produtos diversificados, especialmente agora, que muitos postos de trabalho estão sendo extintos. O empreendedorismo, então, se torna uma oportunidade que desperta a criatividade e a inovação".

Luciano Oliveira, de 28 anos, foi um dos elaboradores do projeto da hamburgueria gourmet Smash Burguer. O estudante de Administração do CEET Talmo Luiz contou que a participação na Feira foi decisiva para a execução dos conceitos que estuda em sala de aula. “Poder ver a realização do seu projeto tomar forma, com a instrução de professores capacitados, é inexplicável. Conseguimos colocar em prática o conhecimento teórico das aulas e recebemos muitos feedbacks positivos. Foi muito recompensador para mim”, declarou.

O participante ainda afirmou que a experiência contribuiu para sua confiança enquanto empreendedor. “O projeto me proporcionou uma visão empreendedora e me permitiu cometer menos erros na aplicação do conhecimento. Ele me demonstrou que, se eu seguir as premissas corretas, posso ser bem-sucedido na área em que eu optar por seguir”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site