Alunos do curso de Garçom do OportunidadES praticam aprendizado em evento da Apae
A turma de Porto Canoa, na Serra, trabalhou no sábado (02) em um evento de rodízio de massas da Apae na Serra
Solidariedade define a ação de uma turma de garçons do projeto OportunidadES de Porto Canoa. No sábado (02), a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) da Serra reuniu aproximadamente 500 pessoas – entre alunos e familiares – para um rodízio de massas e contou com a ajuda dos alunos do curso. O evento foi uma realização da Apae para arrecadar verba para associação e aproximar as famílias que usam os seus serviços.
No curso, que teve início no dia 08 de agosto e chega em sua fase final no fim de setembro, dez alunos trabalharam de forma voluntária no evento. A proposta da professora Maria Carolina Simas em levá-los ao evento foi de mostrar a prática do que foi aprendido em sala de aula. “Este é o segredo para a construção do profissional de sucesso. Nós como educadores não podemos esquecer que a aprendizagem sócio interacionista gera frutos, pois é a inserção do indivíduo na sociedade”.
Todas as aulas do curso são realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professora Hilda Miranda Nascimento, no bairro Porto Canoa, na Serra. O Auxiliar de Estoque Johnwerikcson Alves de Assis, de 19 anos, é um dos alunos do OportunidadES que trabalhou no evento. Ele contou que decidiu fazer o curso de garçom para prender um novo ofício. “Foi um trabalho maravilhoso que eu nunca vou esquecer. Poder ajudar a Associação foi demais. E o melhor é que fomos elogiados pelo bom desempenho. Tive a certeza de que como garçom vou poder trabalhar com felicidade”, contou o rapaz.
A diarista Maria do Carmo de Oliveira, de 41 anos, é outra aluna que participou do evento. Para ela o trabalho foi ainda mais especial. Maria tem um filho de 13 anos que é aluno da Apae. “Meu filho e toda minha família estavam lá me vendo pôr em prática o que apendi no curso. Foi gratificante. Organizamos o espaço colocando as toalhas nas mesas, higienizamos as louças e servimos as pessoas que estavam lá por uma boa causa. E o legal é que estávamos aprendendo e ajudando ao mesmo tempo”, comentou a diarista.
Para o secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, essas iniciativas são formidáveis. “É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: capacitar cidadãos capixabas. Fico feliz em ver a iniciativa da turma em pôr em prática o aprendizado da sala de aula. Estamos formando profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.
Na oferta foram oferecidas 510 vagas em 15 cursos. Mais informações sobre o projeto no site www.oportunidades.es.gov.br.
Informações à Imprensa
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br