14/09/2017 10h18 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Alunos do curso de Empreendedorismo do OportunidadES participam de desafio criativo

Empreender é um desafio diário que equivale a acreditar em uma ideia para realização de um sonho. E no atual mundo do trabalho, com todas as adversidades que a crise econômica brasileira impõe aos cidadãos, investir no próprio negócio se tornou a renda principal para muitos trabalhadores. 

Pensando nisso, a turma de “Empreendedorismo: Criando e Planejando” de Taquara I, na Serra, aproveitou a chance de fazer um curso de qualificação profissional gratuito e empreender em busca dos próprios sonhos.

A turma, composta por 14 alunos, iniciou as aulas no final de julho e concluiu o curso no dia 31 de agosto. Durante um mês de aulas a turma participou de uma Feira de Negócios. A atividade teve como tema a realização de um plano de negócios, e os estudantes puderam colocar em prática o conhecimento que foi adquirido na teoria, como a vivência do empreendedor, o perfil, a geração de ideias e os procedimentos para a criação de empresas.

Abrir seu próprio negócio e realizar um demonstrativo de seus empreendimentos foi um desafio e para muitos que já são empreendedores, uma grande chance de turbinar os negócios, como é o caso da Mara Cristina da Costa, de 55 anos, que fez o curso para agregar ainda mais conhecimento. “Tenho uma sorveteria em Colina de Laranjeiras há 3 anos e resolvi fazer o curso para aprimorar os meus conhecimentos. O curso me ajudou a aproveitar melhor o espaço que tenho e a lidar da melhor forma com meus funcionários e minhas finanças”, explicou a aluna.

Durante todas as aulas, foi passado o que é empreendedorismo, o que é um plano de negócio, e como colocar em prática foi o essencial. A turma foi dividida em quatro grupos e cada um criou um tipo de negócio. Receberam um valor fixo e fizeram todo o planejamento estratégico de marketing, documental, orçamental e contratação de funcionários para a abertura de uma empresa. As áreas de atuação foram definidas pelos próprios grupos, todos cumprindo as etapas propostas.

Antônio Cesar de Jesus, de 31 anos, participou do grupo que montou uma empresa de lavagem de carro a seco. Ele é paulista e mora na Serra há oito anos. Sugeriu esse seguimento por ter mercado no Estado e pela crise hídrica que os capixabas enfrentam nos últimos anos.

“Em São Paulo é comum ver um lava jato a seco, mas aqui no Espírito Santo não. Fizemos uma pesquisa de mercado para ter certeza de que existe espaço para a abertura da empresa e calculamos os custos com base no valor que a professora nos passou para o investimento. O resultado foi maravilhoso. Sou técnico em mecânica e quero abrir meu próprio negócio, e no curso aprendi que posso começar como MEI oferecendo meus serviços como pedreiro e mecânica, sem abrir mão do meu emprego fixo de carteira assinada”, comentou Antônio.

Outra aluna que participou das atividades foi a Roberta Narciso, de 36 anos, graduada em arquitetura e urbanismo que sonha em abrir seu próprio escritório ou até mesmo um instituto. O grupo dela idealizou uma cafeteria gourmet que utilizaria grãos de café especiais produzidos no Estado. “Me inscrevi no curso com propósito de adquirir conhecimentos para futuramente realizar meu sonho, e valeu muito. Participar das atividades propostas pela professora foi essencial para meu crescimento profissional e pessoal. O curso abre um leque de opções. Vemos o empreendedorismo como abrir o negócio próprio, mas as aulas trouxeram uma noção melhor do que é o empreendedorismo como um todo. Com certeza hoje estou mais preparada para ir em busca do meu sonho”, falou Roberta.

A iniciativa das atividades foi da Gestora de Recursos Humanos e Especialista em MBA em Administração Alcenira Moraes, professora do curso de “Empreendedorismo: Criando e Planejando Negócios” no projeto OportunidadES, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: qualificar cidadãos capixabas e incentivar a economia criativa, de modo que as pessoas possam empreender. Fico feliz em ver a iniciativa da professora e da turma de pôr em prática a teoria do empreendedorismo na própria sala de aula. Estamos formando profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

A formatura dos dez cursos ofertados em Taquara, na Serra, aconteceu na noite dessa segunda-feira (11).

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Texto

Samantha Nepomuceno

Inayá Borges Sevatice

Colaboração

Robson Júnior

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site