18/09/2017 14h13 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Alunos do CEET Vasco Coutinho realizam visita técnica ao 24º Festival de Cinema de Vitória

Foto: Assessoria/Secti

Visitar o Festival de Cinema de Vitória para alguns é encarado como um passeio de lazer, mas, para outros, como a busca de novos conhecimentos e aprendizados. Pensando nisso, professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho levaram seus alunos dos cursos de Rádio e TV e Produção de Moda para uma visita técnica no evento mais tradicional de cinema no Estado.

 

O estudante de Rádio e TV Victor Luiz Siqueira, de 32 anos, está no final do curso e sonha em se tornar roteirista de sucesso. Ele contou que faz questão de visitar festivais de cinema. “A visita me proporcionou novos olhares e pensamentos. É sempre gratificante poder ter contato com esse tipo de conteúdo, e o melhor, tão próximo dos idealizadores. Fico feliz pela instituição ter promovido essa visita e que essa tradição nunca se perca”, disse o estudante.

 

Maria das Graças Tomanini, de 48 anos, é aluna do curso de Produção de Moda e também participou da visita. Ela disse que gostou muito de conhecer o festival. “A visita contribuiu para meu curso, mesmo sendo de áreas distintas. Não acho que Produção de Moda seja tão distante. Gosto muito de marketing, e vi muito disso no evento. Penso em entrar nessa área no futuro”, contou Maria.

 

Aproximadamente 35 alunos dos dois cursos participaram da visita técnica na noite da última quinta-feira (14). A responsável pela visita é a coordenadora e também professora da escola técnica, Janaina Lessa. “A participação dos alunos do CEET Vasco Coutinho no festival é fundamental porque permite a vivência da realidade do mercado de trabalho, uma vez que os mesmos identificam e analisam as diversas fases de produção de vídeos como roteiro, fotografia, áudio e direção. Além disso, para os discentes o contato com os profissionais da área é importante porque fortalece a possibilidade de networking e a entrada no mundo audiovisual”, explicou a coordenadora.

 

O Festival de Cinema de Vitória chega a sua 24ª edição com mostra competitiva nacional de curtas e longas, oficinas de cinema e entrada franca. Artistas nacionais participaram da mostra, como o ator global Paulo Betti que exibiu um filme de longa duração e aproveitou para elogiar a iniciativa da visita dos alunos. “Acho magnifico quando os alunos têm a oportunidade de aliarem o aprendizado com a experiência em festivais como este”, comentou o ator. 

 

Anualmente o CEET Vasco Coutinho promove visitas técnicas dos alunos ao festival, que começou no dia 11 de setembro e terminou no sábado (16). Este ano foram mais de 100 produções de todas as regiões do país que integraram a programação, que foi dividida em 11 janelas de exibição.

 

Quem exibiu um trabalho autoral no festival foi a professora do curso Rádio e TV da escola técnica Suellen Vasconcelos. A professora fez parte de uma equipe que exibiu dois filmes: o videoclipe “Entre”, de Joana Bentes, e o documentário “Transvivo’, que recebeu o prêmio de Melhor Filme segundo o júri popular da 4ª Mostra Outros Olhares, que exibiu outros 11 filmes.

 

“Tivemos dois trabalhos no Festival de Vitória e conseguimos participar de praticamente todas as mostras de cinema do Estado, e ficamos muito felizes. Acho muito importante ter essa experiência de produzir e dar aula, e poder compartilhar as experiências adquiridas com os alunos. Eu aprendo muito com eles e quero que eles aprendam comigo porque eu percebo que eles têm sede de conhecimento para saber como é o dia a dia do trabalho. Saber que eles puderam assistir ao filme que produzimos é maravilhoso!”, destacou Suellen.

 

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, é sempre bom saber que a instituição técnica inova as formas de aprendizado com os seus alunos incentivando atividades que fujam da rotina de sala de aula.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

 

Reportagem

Lukas Morais

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site