01/08/2017 16h30 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Alunas do OportunidadES fazem bazar com peças confeccionadas

14 estudantes de customização irão vender suas peças

 

A turma do curso de “Customização: Transformando Roupas Usadas em Peças Novas” do projeto OportunidadES – realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – encerrou na segunda-feira (31) suas aulas.

Para concluir a qualificação com chave de ouro, a professora Maíra Gama organizou um bazar para comercializar as peças confeccionadas pelas alunas. As vendas aconteceram no fim da última aula, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda, em Campo Grande, Cariacica.

“Para mim é uma satisfação enorme ver o desenvolvimento das alunas em tão pouco tempo. Acompanhar a evolução na técnica e manuseio dos materiais e criatividade de todas. Em minhas aulas tento passar para elas um olhar crítico das peças, para que elas saibam avaliar o que está bom ou não”, explicou a professora do curso.

Quatorze mulheres, de diversas idades, participaram da turma. As aulas aconteceram às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de aproximadamente quatro semanas.

Nea Cristina Paganini, de 49 anos, é pedagoga desempregada e uma das alunas. Ela contou que sempre gostou de artesanato, por isso se interessou pelo curso. “Há muito tempo queria aprender customização, mas nunca tive essa oportunidade. Quando soube do curso de gratuito, entrei no site e garanti minha vaga. Aprendi que muitas vezes roupas velhas podem ser modificadas e transformadas em novas.”, afirmou.

“É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: gerar renda. Fico feliz em ver a iniciativa das alunas em, não só por em prática o aprendizado da sala de aula, mas também em empreender. Estamos formamos profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

A formatura de todas as 17 turmas está prevista para acontecer no dia 21 de agosto. Mais informações serão divulgadas no site do Oportunidades (www.oportunidades.es.gov.br)

Saiba Mais                                                                                                                        

Foram ofertadas na região de Campo Grande, em Cariacica, 510 vagas em 17 cursos de qualificação profissional presenciais. Além do curso de Customização: Transformando Roupas Usadas em Peças Novas, os moradores de Cariacica tiveram a chance de aprender a vender, maquiar, panificar, instalar redes de computadores e trabalhar como almoxarife, entre outros.

O projeto já ofertou mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil.

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800

Obede.logistica@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site