09/06/2016 09h41 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Aderes e Associações de Catadores fazem primeiro encontro regional

O auditório do Ifes, na Serra, ficou pequeno para tanta gente na tarde desta quarta-feira (08), na primeira reunião regional da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) com as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis da Grande Vitória. O encontro, primeiro de uma série de seis reuniões com associações de catadores de todo o Espírito Santo, marca o início do processo de criação de uma Rede de Comercialização de Materiais Recicláveis, com o desenvolvimento da identidade de classe, capacitação técnica e gerencial e promoção do associativismo e cooperativismo.

No encontro, as associações de catadores da Grande Vitória receberam o Plano de Ação e discutiram de forma conjunta o modelo jurídico a ser implantado nas Redes de Comercialização, que terão suas atividades desenvolvidas em todos os 78 municípios capixabas, distribuídos em seis regiões, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa “Espírito Santo Sem Lixão”.

No discurso de abertura, o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes, disse que há muito tempo os catadores deixaram de ser “lixeiros” e passaram a ser empreendedores, e que a formação das redes vai ajudar o segmento a garantir preço justo na comercialização dos resíduos e aumentar a renda, com todo o apoio, organização e acompanhamento da Aderes.

Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a capixaba Maria do Carmo defendeu a dignidade da categoria, ressaltou os direitos e deveres da cada um dentro das associações e afirmou que a reciclagem começa dentro de nossas casas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, parabenizou as associações e lembrou que o Espírito Santo tem sido exemplo para o Brasil por estar aliando a boa gestão com a determinação e trabalho dos capixabas. Para o secretário, o papel das associações de catadores é fundamental para a geração de renda e a preservação ambiental.

Os próximos encontros do projeto de fortalecimento dos catadores de materiais recicláveis acontecem em Aracruz (10), Nova Venécia (14), Colatina (15), Venda Nova do Imigrante (22) e Cachoeiro de Itapemirim (23).

Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824