6ª Feira de Cursos do CEET Talmo Luiz Silva levou mais de mil pessoas a exposição
O evento aconteceu na última sexta-feira (24), com apresentação de 19 projetos científicos.
A última sexta-feira (24) foi agitada para os alunos e professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva. Aproximadamente 1.200 pessoas visitaram a 6ª Feira de Cursos promovida pela escola técnica. O evento faz parte do calendário pedagógico da escola e expõe projetos e trabalhos científicos relacionados ao tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Durante a feira foram postos em prática, 19 projetos científicos desenvolvidos pelos 178 alunos dos cursos: Automação Industrial, Mecânica e Segurança do trabalho. A subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Solange Maria Batista de Souza, visitou a feira e elogiou os trabalhos. “Foi ótimo ver os trabalhos dos alunos em prática e o melhor, todos produzidos com sustentabilidade a partir de reaproveitamento de peças e outros utensílios. A feira foi um sucesso! ”
Para a diretora do CEET Daniela Caniçali, o objetivo da feira é promover a interação entre os alunos dos cursos, por meio da elaboração e implantação dos projetos científicos apresentados. Ela também elogiou os esforços dos alunos. “É gratificante ver todos os estudantes empenhados e empolgados em criar soluções práticas e de baixo custo para o dia a dia de todos os cidadãos”, afirmou.
Os projetos técnico-científicos
Dos 19 projetos apresentados, três se destacaram na Feira de Cursos deste ano: A “Casa Inteligente”, desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Automação Industrial - Módulo 2. A casa foi projetada com o objetivo de oferecer economia energética para o seu usuário.
Foi produzida com a instalação de um módulo de automação de acionamento de: iluminação; ar condicionado; computadores; e outros equipamentos diversos para funcionar por meio de um aplicativo de celular que utiliza a internet para acionar o uso da energia.
Outro trabalho exposto foi o do grupo de Segurança do Trabalho intitulado “Áreas Verdes” que visa o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador em seu ambiente profissional. A ideia do projeto, que se trata da implantação de uma área verde nos ambientes profissionais, é a de minimiza as ocorrências de doenças ocupacionais e principalmente o estresse psicológico, além do aumento da eficiência, força de trabalho e até a imagem da empresa.
E o “Monke Up”, um projeto exposto pelo grupo de alunos do curso de Mecânica, que apresentou para os visitantes, um macaco pneumático capaz de levantar pesos diversos. O objeto utiliza bolsões de ar comprimido, o mesmo utilizado em caminhões para elevar um carro.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819