10/06/2019 18h37 - Atualizado em 10/06/2021 12h59

3ª Feira de Empreendedorismo do CEET Talmo Luiz Silva atrai alunos e visitantes

O evento reuniu cerca de 3.000 pessoas no Centro Comunitário de João Neiva 

A terceira edição da Feira semestral de Empreendedorismo do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, localizado em João Neiva, teve como tema “Negócios e Oportunidades”. Foram expostos trabalhos de 22 miniempresas de diferentes áreas profissionais criadas pelos 90 alunos que participaram do evento. Os alunos são dos quatro cursos oferecidos pela escola técnica: Automação Industrial, Administração, Mecânica e Segurança do Trabalho.

O evento aconteceu durante todo o dia da última sexta-feira (07), no Centro Comunitário de João Neiva e reuniu aproximadamente três mil visitantes que degustaram as delícias produzidas pelos alunos, além de interagirem e consumirem dos outros serviços oferecidos.

O objetivo da feira é incentivar o espírito empreendedor valorizando a criatividade e a inovação em ações voltadas à identificação de oportunidades, resolução de problemas, modelagens de negócio, atendimento a demandas e abertura de pequenas e médias empresas.

“Os alunos têm a oportunidade de divulgar e promover seu empreendimento e comercializar seus produtos ou seus serviços que foram desenvolvidos pela empresa criada por eles. E o valor conquistado nas vendas será destinado ao custeio dos gastos gerados durante o evento”, comentou a diretora do CEET, Daniela Caniçali.

A subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Solange Maia Batista de Souza visitou a feira e conheceu as miniempresas expostas pelos estudantes. “A Feira desperta a educação empreendedora nos alunos e os aproxima ao mundo do trabalho, uma vez que eles mesmos criam as miniempresas desde o início até o produto final, que é a comercialização. Uma excelente iniciativa do CEET”, destacou a subsecretária.

As miniempresas

Diversos segmentos profissionais foram explorados pelos estudados do CEET na 3ª Feira de Empreendedorismo da escola. No segmento de entretenimento o “Tiro ao Alvo” e o “Passeio de Pônei” chamaram a atenção dos visitantes que abraçaram a ideia e interagiram com os serviços oferecidos.

Já a área gastronômica foi a maior opção escolhida pelos alunos. Miniempresas de “Comida Oriental” e “Italiana” dominaram os visitantes da Feira.

Lançamento da Incubadora de Empresas

Durante a 3ª Feira de Empreendedorismo foi lançado pela Secti o Centro Técnico Criativo (CTC) Incubadora de Empresas Prosperas. A Incubadora Prosperas chega com uma base mista e pretende atender tantos os estudantes do CEET Talmo Luiz Silva, quanto a comunidade do entorno da escola.

A incubadora de empresas vai atuar de forma gratuita por meio de editais de pré-incubação com foco nos empreendedores inovadores de João Neiva e região. A expectativa é que o primeiro edital seja lançado nos próximos meses.

Para o desenvolvimento do CTC os estudantes do curso de Administração do segundo módulo recebem bolsas e incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e contam com total apoio e orientação dos professores do curso.

O CTC é um pólo de estímulo à pesquisa, inovação e empreendedorismo no Estado com atuação de projetos que visam a contribuir com a eficiência da gestão na administração de recursos públicos, produzindo ferramentas com o intuito de melhorar a qualidade de vida da sociedade por meio da tecnologia de informação e comunicação.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site